No âmbito da monitorização da implementação do projecto das vias BUS+BICI aprovadas no Orçamento Participativo de Lisboa de 2009, aqui fica a última actualização, através dos media:

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai proceder ao reordenamento e reformulação dos mais de 80 quilómetros de corredores “bus” existentes na cidade. Em declarações à Transportes em Revista, o vereador da Mobilidade da CML, Fernando Nunes da Silva, revelou que «vão existir três tipos de intervenções». A primeira é a introdução em algumas destas faixas do conceito “bike + bus”, isto é, para além dos autocarros e dos táxis, estes corredores serão também exclusivos para bicicletas. Segundo Nunes da Silva «o primeiro a ser testado vai ser o da Avenida Fontes Pereira de Melo». Outra das medidas é a criação de corredores “bus” com horários, que funcionam em função da procura e das necessidades, um sistema que se encontra actualmente em funcionamento na cidade de Barcelona. Este tipo de corredores pode funcionar da seguinte forma: por exemplo, até às 10 horas funciona como corredor “bus” normal, até ao meio-dia servirá para cargas e descargas, das 12:00 às 14 horas novamente corredor “bus”, depois até às 17 horas como estacionamento, até 20 horas novamente corredor “bus” e à noite como estacionamento para residentes.
A terceira intervenção, revela Nunes da Silva, «passa por completar alguns dos corredores existentes na perspectiva da reestruturação da própria rede da Carris, desde que sejam complementares ao Metropolitano. Quer dizer que todas as ligações transversais entre linhas do Metro terão prioridade para receber corredores “bus”, isto é, se a própria Carris decidir fazer essa reformulação, porque se continuarem a apostar em corredores sobre o metropolitano esta medida deixa de fazer sentido. Portanto, vão desaparecer alguns e outros vão ser aumentados, sempre em função da frequência da Carris».

Via Transportes em Revista.

2 Responses to «Câmara de Lisboa vai reformular corredores “bus”»

  1. Pedro Sanches diz:

    Parece-me uma boa ideia. Mas a ir para a frente, terá que haver muito controlo por parte das autoridades já que, todos sabemos, a “chico-espertisse” ainda reina em Portugal, e o condutor português aproveita todas as nesgas para ser mais esperto que o próximo. A ver vamos se pega.

    • Pedro Portela diz:

      Não creio que a medida aumente mais a possibilidade de “chico-espertice”. Quem quer circular na faixa “Bus” fá-lo; e normalmente sem problemas. Mas concordo que deverá haver a necessária fiscalização que, está-se mesmo a ver, não vai existir.

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