Bike to School Day

Lisboa E-Nova – Agência Municipal de Energia-Ambiente e a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta – “Sexta de Bicicleta”, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, estão a organizar a Iniciativa  BIKE TO SCHOL DAY.

Esta iniciativa realiza-se em diversas cidades do mundo, incentivando os alunos a deslocarem-se de bicicleta para a escola. Em Lisboa, a iniciativa pretende motivar os alunos a fazerem o trajecto casa-escola-casa todas as sextas-feiras.

BIKE TO SCHOOL DAY dirige-se preferencialmente aos alunos dos 2.º, 3.º ciclos, secundário, técnico / profissional e universitário dos Estabelecimentos de Ensino do Concelho de Lisboa e, dependendo das idades dos alunos, às suas famílias e à comunidade escolar em geral.

Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar o público mais jovem para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, promovendo os meios suaves de mobilidade, neste caso, mais concretamente, a utilização da bicicleta no percurso casa-escola-casa.

Trata-se de uma oportunidade para os estabelecimentos de ensino de Lisboa e os seus alunos poderem aceder aos conhecimentos necessários à utilização correta e segura da bicicleta, de forma a que possam continuar futuramente, por si, numa base regular, os percursos que agora terão possibilidade de iniciar.

Em que consiste o BIKE TO SCHOOL DAY?

Todos os Estabelecimentos de Ensino do Concelho de Lisboa serão convidados a participar nesta iniciativa gratuitamente.

Em função dos anos lectivos ministrados, a organização disponibiliza uma série de actividades/apoios para os alunos, que promovem um maior contacto com a bicicleta e permitem utilização deste meio de transporte com mais confiança e de uma forma segura. Desta forma haverá uma maior incentivo para a utilização da bicicleta, nas deslocações para a escola no futuro.

Implementação do “BIKE TO SCHOOL DAY”

Os Estabelecimentos de Ensino iniciam a implementação do Bike to School Day, todas as sextas-feiras, até ao final do corrente ano lectivo, devendo recomeçar no início do próximo.

Nas primeiras sextas-feiras, os estabelecimentos de ensino participantes deverão enviar fotografias para o os e-mails a indicar futuramente. O envio das fotografias obriga, no caso de menores, à prévia autorização dos encarregados de educação, caso se tratem de alunos menores de idade, através de minuta de autorização que será disponibilizada para o efeito.

Este projeto está também a ser desenvolvido em parceria com a Oeinerge (Agência de Energia de Oeiras).

Em novembro de 2013 foi enviado um contacto à AdEPorto (Agência de Energia do Porto) que foi renovado em março de 2014 com conhecimento para a vereação da mobilidade da Câmara Municipal do Porto de que se aguarda resposta.

Outros municípios interessados no projeto podem enviar um pedido de mais informações para [email protected].

Fonte: MUBi e Lisboa e-nova