Os modos suaves de mobilidade no Porto – Tertúlia
A tertúlia teve início às 21h30, contando com a presença de cerca de trinta pessoas. Ouviu-se a primeira intervenção, de Ricardo Cruz, fazendo um sumário dos projetos da MUBi, com especial enfoque no Bike Buddy, Sexta de Bicicleta e Selo MUBi. Depois, ouviu-se Miguel Barbot, procurando centrar a sua intervenção na ideia de que a principal urgência no que diz respeito ao tema consiste em promover um abrandamento da velocidade de locomoção, por parte de todos os utilizadores das vias: veículos motorizados e não motorizados.
Seguiu-se a intervenção de Pedro Figueiredo, que defendeu um conjunto de medidas para a mobilidade no Porto, com especial destaque nas medidas de acalmia de tráfego, promovendo uma filosofia de integração com modos suaves, ao invés da segregação, sempre que tal fosse possível e desejável. Por fim, a intervenção de Álvaro Costa procurou apresentar algumas soluções para a mobilidade urbana na cidade do Porto, destacando a importância do funicular dos Guindais e propondo a construção de uma via mecânica (tapete rolante, escadas rolantes) que subisse pela escarpa dos jardins do Palácio de Cristal (Pavilhão Rosa Mota) permitindo a peões e condutores de velocípedes aceder rapidamente à cota alta da cidade. Nessa mesma linha de raciocínio, o especialista em mobilidade propôs a reativação dos elevadores da ponte da Arrábida. Fez, ainda, referência à mobilidade pedestre e em bicicleta no noroeste de Portugal, mostrando a importância estratégica de uma rede integrada que permitisse a locomoção em modos suaves nesta zona, dando como exemplo o caminho Francês de Santiago, verdadeiro ex-libris do turismo em modos suaves em Espanha.
Depois das intervenções do painel, seguiram-se as perguntas e comentários da assistência, tendo-se pautado por um registo de cordialidade e centrando-se na partilha de opiniões e no comentário ou pedido de esclarecimento a algumas das apresentações feitas na primeira parte. Por volta da meia-noite deu-se por encerrada a tertúlia, tendo os representantes da Campo Aberto e da MUBi acertado atividades futuras em parceria.
Nós precisamos de ti
Contribuir
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy ciclovias Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP espaço público eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo