No passado dia 4 de Junho, foi lançado em Lisboa o Plano Mundial para a Promoção da Actividade Física, promovido pela OMS – Organização Mundial de Saúde. A MUBi esteve presente e pode participar no programa.

Na primeira parte da tarde, a organização promoveu um workshop com partilha de experiências internacionais e a participação da ECF (Federação Europeia de Ciclistas) e da organização Walk 21.

Após esta sessão iniciou-se a cerimónia de lançamento do plano contando com a presença do Primeiro-Ministro António Costa, o Ministro da Educação e do Desporto Tiago Brandão Rodrigues, o Ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes e diversos autarcas.

 

Deixamos aqui um extracto do discurso do Primeiro-Ministro que aponta para a necessidade de uma abordagem transversal na promoção da actividade física, chamando a atenção para o desafio que as nossas cidades enfrentam para que possam “Fazer de cada rua um local para a prática de uma vida activa e saudável.
[…] a invasão do território pelas ciclovias, a criação de pavimentos confortáveis, o permitir uma melhor deslocação, o diminuir a presença do automóvel na cidade, o aumento do transporte público e o aumento dos modos de mobilidade suave são absolutamente essenciais para introduzirem na nossa vida do dia-a-dia um modo de vida mais saudável.”

 

Comments are closed.