Após pedidos de informação por muitos dos nossos associados e tomada de conhecimento de numerosas reclamações expressas nas redes sociais a respeito da suspensão do transporte de bicicletas nos comboios da CP1, a MUBi presta o seu mais veemente protesto perante esta posição inaceitável da CP – Comboios de Portugal.

Numa fase de desconfinamento em que por todo o mundo as entidades competentes lutam pelo aumento do uso dos modos activos de deslocação, em que a bicicleta tem um papel preponderante, não é aceitável que o principal agente de transporte ferroviário de passageiros em Portugal, em contraciclo com as suas congéneres Europeias, se negue a permitir o uso da bicicleta. 

A intermodalidade da bicicleta com os transportes públicos é, para muitas pessoas que agora retomam as suas deslocações pendulares, uma das melhores alternativas ao uso do automóvel individual. Contribui para o descongestionamento das cidades, para a redução da poluição do ar, factor associado a taxas mais elevadas de mortalidade por COVID-19, e para a resiliência dos sistemas de transporte. A utilização da bicicleta proporciona, ainda, actividade física, o que reforça o sistema imunitário e reduz os risco de várias doenças, como diabetes e obesidade. E, por isso, deve ser estimulada ao invés de criados impedimentos ao seu uso. A OMS recomenda, sempre que possível, a sua utilização nas deslocações necessárias durante a pandemia de COVID-192. Perante o expectável aumento na procura dos transportes públicos por utentes que precisam de transportar bicicleta, os operadores devem preparar-se para aumentar a capacidade de transporte de bicicletas, e nunca o oposto.

A MUBi exige a imediata revogação da suspensão do transporte de bicicletas nos comboios da CP.

Nesse sentido, a MUBi solicitou reuniões de urgência ao Ministro e ao Secretário de Estado das Infraestruturas, assim como ao Conselho de Administração da CP, para discussão destes assuntos.


1 “Suspensão do transporte de bicicletas: Informamos que decorrente da pandemia de Covid-19, como medida preventiva, desde 23 de março, não é permitido o transporte de bicicletas nos comboios
https://www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios/avisos/transporte-bicicletas
2 World Health Organization, Moving around during the COVID-19 outbreak.
https://who.canto.global/v/coronavirus/s/MFSQ0?viewIndex=1

⚠️⚠️⚠️ RESOLVIDO! ⚠️⚠️⚠️
Bicicletas nos comboios da CP voltam a ser permitidas a partir da próxima 2ª feira, 18 de Maio


https://www.publico.pt/2020/05/15/local/noticia/cp-volta-permitir-bicicletas-comboios-proxima-semana-1916708

Comments are closed.