Pelo fim da proibição do transporte de bicicletas nos comboios da CP

Após pedidos de informação por muitos dos nossos associados e tomada de conhecimento de numerosas reclamações expressas nas redes sociais a respeito da suspensão do transporte de bicicletas nos comboios da CP1, a MUBi presta o seu mais veemente protesto perante esta posição inaceitável da CP – Comboios de Portugal.
Numa fase de desconfinamento em que por todo o mundo as entidades competentes lutam pelo aumento do uso dos modos activos de deslocação, em que a bicicleta tem um papel preponderante, não é aceitável que o principal agente de transporte ferroviário de passageiros em Portugal, em contraciclo com as suas congéneres Europeias, se negue a permitir o uso da bicicleta.
A intermodalidade da bicicleta com os transportes públicos é, para muitas pessoas que agora retomam as suas deslocações pendulares, uma das melhores alternativas ao uso do automóvel individual. Contribui para o descongestionamento das cidades, para a redução da poluição do ar, factor associado a taxas mais elevadas de mortalidade por COVID-19, e para a resiliência dos sistemas de transporte. A utilização da bicicleta proporciona, ainda, actividade física, o que reforça o sistema imunitário e reduz os risco de várias doenças, como diabetes e obesidade. E, por isso, deve ser estimulada ao invés de criados impedimentos ao seu uso. A OMS recomenda, sempre que possível, a sua utilização nas deslocações necessárias durante a pandemia de COVID-192. Perante o expectável aumento na procura dos transportes públicos por utentes que precisam de transportar bicicleta, os operadores devem preparar-se para aumentar a capacidade de transporte de bicicletas, e nunca o oposto.
A MUBi exige a imediata revogação da suspensão do transporte de bicicletas nos comboios da CP.
Nesse sentido, a MUBi solicitou reuniões de urgência ao Ministro e ao Secretário de Estado das Infraestruturas, assim como ao Conselho de Administração da CP, para discussão destes assuntos.
1 “Suspensão do transporte de bicicletas: Informamos que decorrente da pandemia de Covid-19, como medida preventiva, desde 23 de março, não é permitido o transporte de bicicletas nos comboios”
https://www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios/avisos/transporte-bicicletas
2 World Health Organization, Moving around during the COVID-19 outbreak.
https://who.canto.global/v/coronavirus/s/MFSQ0?viewIndex=1
⚠️⚠️⚠️ RESOLVIDO! ⚠️⚠️⚠️
Bicicletas nos comboios da CP voltam a ser permitidas a partir da próxima 2ª feira, 18 de Maio
https://www.publico.pt/2020/05/15/local/noticia/cp-volta-permitir-bicicletas-comboios-proxima-semana-1916708
Nós precisamos de ti
[otw_shortcode_button href=”https://mubi.pt/ser-associado/” size=”medium” icon_position=”left” shape=”round”]Junta-te a nós, associa-te![/otw_shortcode_button]
Contribuir
[otw_shortcode_button href=”https://mubi.pt/fazer-donativo/” size=”medium” bgcolor=”#50B827″ icon_position=”left” shape=”round”]Fazer um donativo[/otw_shortcode_button]
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC Europa eventos fundo ambiental governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo