UBi esteve em Salónica, Grécia, para a reunião de Kick-Off do projecto SafeCycle4Kids. Esta iniciativa resulta de um consórcio entre várias associações ligadas à mobilidade e promoção da actividade física, e decorre no âmbito do programa europeu Erasmus+, que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.

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A proposta da MUBi para tornar a cidade de Lisboa mais inclusiva, Cidade Ciclável — Mais Mulheres a Pedalar, foi seleccionada no concurso Urban Mobility Innovators – Voxpop, obtendo a melhor classificação dos 18 projectos cujas candidaturas foram consideradas (ao todo foram apresentados a concurso 53 projectos).

O Projecto Voxpop, co-financiado pela European […]

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A taxa reduzida de IVA na compra de bicicletas vigora desde 1 de Janeiro. A MUBi apela às marcas e lojas de bicicletas para que ajustem imediatamente os preços, reflectindo a descida do IVA de 23% para 6%.

A redução do IVA na aquisição de bicicletas para a taxa mínima de 6% foi uma das […]

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Neste Natal, apoia a MUBi

On 25 de December de 2022 By

Porquê apoiar a MUBi?

Porque cada donativo ajuda a financiar a missão e atividades da associação — sustentando ideias, estratégias e procedimentos que melhoram e aumentam o uso da bicicleta. Cada doação ajuda a gerar impactos sociais positivos e tu podes efetivamente contribuir para a mudança.

Graças ao esforço e dedicação de uma […]

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No contexto da Estratégia Nacional para Mobilidade Activa Clicável 2020-2030, enviámos para o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) uma primeira reflexão sobre a necessidade de revisão do Código da Estrada e Regulamento de Sinalização do Trânsito.

Conceitos e metodologia 

O objectivo primário do Código da Estrada é a redução […]

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As estratégias nacionais para a mobilidade pedonal e em bicicleta prevêem que, em oitos anos, a utilização destes modos constitua perto de metade das deslocações quotidianas dos portugueses. Para o país inverter o crescimento do uso do automóvel e mudar radicalmente os padrões de mobilidade urbana, é preciso que a ENMAP 2030 e a ENMAC […]

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Dar ao pedal pela sua Saúde Mental foi uma acção desenvolvida pelo Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital de Santo António que contou com a MUBi para proporcionar a oportunidade de fazer a transformadora aprendizagem de andar de bicicleta, a pessoas interessadas, entre os trabalhadores e seus familiares.

Em prol da Saúde Mental, pedalar!

No […]

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Governo e partidos na Assembleia da República apresentaram, em conjunto, 20 medidas favoráveis à mobilidade activa para o OE 2023. Se forem aprovadas, constituirão um passo importante e sinal positivo de vontade de mudança de paradigma nas políticas nacionais para a mobilidade urbana.

Na proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE 2023), o Governo […]

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A MUBi é uma das já mais de cem organizações de todo o mundo que, por ocasião da Conferência do Clima COP27, pedem aos Governos e cidades que invistam mais nos modos activos de deslocação (andar a pé e utilização da bicicleta) por forma a alcançarmos as metas climáticas e melhorarmos a vida das pessoas.

[…]

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Para saber com o que podemos contar em termos de mobilidade até ao fim deste mandato

No passado dia 7 de Outubro reunimos com o vereador da Mobilidade, Ângelo Pereira, para conhecer melhor os planos que este Executivo tem no que diz respeito à mobilidade na cidade de Lisboa. 

Esta reunião veio na sequência da […]

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Foto: Laura Alves | MUBi

Foi com grande esperança que a MUBi assistiu, nos últimos meses, a declarações do Governo em torno de uma forte aposta nos modos activos de deslocação, como forma determinante para reduzir os custos ambientais e económicos da dependência do automóvel e, simultaneamente, melhorar a saúde pública e qualidade de vida […]

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Introdução

Ao contrário de todos os outros sectores económicos, que têm reduzido emissões, na mobilidade e transportes as emissões sobem continuamente há uma década e são hoje em Portugal 60% superiores ao que eram em 1990. Este é, desde 2019, o sector com maior peso (28%) nas emissões do país[1] e responsável por 37% […]

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No dia 21 de Julho decorreu na livraria Ler Devagar, em Lisboa, a quarta e última sessão do “Ciclo de Conversas | Lisboa: por uma Cidade Viva e Acessível”. Como foi regra das três primeiras sessões, participaram três das 11 entidades que subscrevem as nossas recomendações para a cidade: a CICLODA […]

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Depois de o Plano de Recuperação e Resiliência ter destinado zero investimento à mobilidade activa, é inaceitável que também o Programa para a Acção Climática e Sustentabilidade (PACS) [1], do Portugal 2030, exclua os modos de transporte mais saudáveis, económicos, energeticamente eficientes e ambientalmente sustentáveis – o caminhar e a utilização da bicicleta.

As emissões […]

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Nota de pesar

On 22 de September de 2022 By

A MUBi vem manifestar publicamente profundo pesar pelo falecimento de Fernando Alfaiate Moital e endereçar à Família, amigos e companheiros de activismo, as mais sinceras e sentidas condolências.

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Mais do que apenas uma semana de actividades de sensibilização para as comunidades locais, a Semana Europeia da Mobilidade deve ser o laboratório de ensaio para testar medidas que possam depois ser implementadas permanentemente e que tenham um impacto real e duradouro no quotidiano das pessoas e das vivências das cidades.

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A MUBi defende metas mais ambiciosas para os modos activos (caminhar e bicicleta) na actualização do Plano Intermunicipal de Transportes da Região de Aveiro (PIMTRA). Contudo, uma adopção significativa dos modos sustentáveis só será conseguida se, em conjunto com medidas que ofereçam alternativas atraentes ao uso do carro, existirem medidas determinadas para desincentivar a utilização […]

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No dia 11 de Julho decorreu na livraria Ler Devagar, em Lisboa, a terceira sessão do “Ciclo de Conversas | Lisboa: por uma Cidade Viva e Acessível”. Participaram nesta sessão três das 11 entidades que subscrevem as nossas recomendações para a cidade: a APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil, representada pela Sandra […]

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O sector dos transportes em Portugal é responsável por 37% do consumo de energia final. Nas áreas urbanas, mais de 30% das viagens de carro são inferiores a 3 km e 50% delas até 5 km, e a transferência para um uso mais intensivo dos modos activos (caminhar e bicicleta) permite proporcionar poupanças energéticas substanciais […]

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A Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável (ENMAC) 2020-2030, que entra hoje no seu quarto ano de implementação, é um dos instrumentos em que se colocou a esperança de contribuir decisivamente para a alteração do paradigma de mobilidade em Portugal. No entanto, a Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável 2020-2030 continua sem recursos […]

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