Teve lugar no Regueirão dos Anjos, entre as 21h30 e as 23h30, aproximadamente, no dia 26 de Novembro de 2010.

Estiveram, na reunião de dia 26, presentes 17 membros da associação, tendo sido discutidos os seguintes pontos, em relação aos quais são apresentadas de forma sumária as principais conclusões:

Definição do que é um sócio da MUBi

Em relação a este ponto, apesar de alguns dos presentes acharem que valeria a pena rever de forma mais exaustiva os estatutos, ficou assente que a adesão de um novo associado na MUBi passaria a ser um processo que dê melhor a conhecer o novo sócio e de que forma este poderá contribuir para a vida da associação.

Assim passará a ser sócio quem realizar duas acções:

a) adesão à lista de mails MUBi geral, nos mesmos moldes que actualmente;

b) preenchimento de um formulário que caracterize de forma mais detalhada o sócio e quais as suas àreas de interesse;

O formulário mencionado será constituido por:

– Nome;

– Concelho / Freguesia;

– Email;

– Áreas de interesse (listar àreas de actuação da MUBi e ordenar por interesse);

Será lançado um email para a lista a solicitar que os actuais associados preencham a informação solicitada sendo purgados da lista os inscritos que não completarem a informação solicitada.

Será lançado um email para as listas da bicicletada explicando o que é a MUBi e apelando à inscrição na lista da MUBi e preenchimento do formulário de adesão.

Responsáveis pela construção e disponibilização do formulário: Ana e Rosa

Sistema de votação
A votação de tópicos em discussão num dado momento será efectuada através da lista geral, segundo uma regra de contabilização de 2/3 de votos expressos, procurando desta forma evitar que se possam cair em situações de bloqueio apenas devido à oposição de um sócio.

Reuniões periódicas
Todos os presentes concordaram com a necessidade de estabelecer reuniões presenciais com uma periodicidade mínima mensal, não tendo ficado estabelecido ainda qual seria a altura do mês que serviria de “âncora” para esses encontros – foram sugeridas para discussão duas alturas, ou na realização da cicloficina ou após a MC mensal.

Grupos de trabalho da MUBi
De forma a vencer alguma inércia no impulsionamento dos projectos da MUBi foi definido que se manteria a estrutura por grupos de trabalho, no entanto acrescentando um grupo de trabalho:

– grupo de trabalho MUBi, constituido por três elementos da associação, com a responsabilidade de dinamizar, coordenar e responsabilizar os membros de cada grupo de trabalho específico, e ainda com a responsabilidade de assegurar a criação de conteúdos e actualização das ferramentas de comunicação e divulgação da MUBi, nomeadamente o site, blog, lista de mails e presença nas redes sociais.

Este grupo de coordenação será rotativo, tendo sido sugerida uma rotação de 6 em 6 meses ou eventualmente de ano a ano.

Os grupos de trabalho específicos, organizados por temas / assuntos serão revistos, tendo que no mínimo ser constituidos por dois elementos da associação, sendo um deles desigado responsável perante o grupo MUBi de coordenação.

Os temas dos grupos de trabalho serão organizados por àreas de actuação, nomeadamente:

– Legislação (ex: alteração do CE);

– Planeamento / Infra-estruturas (ex: problemas com ciclovias);

– Comunicação (ex: comunicados de imprensa, manutenção do site, divulgação da MUBi);

Os sócios ao preencherem o questionário de adesão escolherão destas áreas quais as que mais lhes interessam, podendo posteriormente ser contactados para participarem activamente nos grupos correspondentes ás áreas de interesse.

Policy Papers / Carta de princípios

Foi abordada a necessidade de uma clarificação da posição da associação quanto a uma série de questões ligadas à sua actividade – em relação a este tema foi sugerida uma investigação mais profunda das posições de congéneres estrangeiras como a European Cyclist Federation e outras, procurando-se uma súmula que permita escrever uma carta de pricípios quanto às principais questões que se colocam quanto à mobilidade em bicicleta (ciclovias, capacete, protecção legal, etc).

Não foi estabelecido um deadline para esta tarefa nem definidos ainda responsáveis.

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