O projecto Volunteers of Cycling Academy (VOCA) já teve 3 encontros, e esta é a Parte II do relatório do 3º encontro, que decorreu de 28 de Março a 4 de Abril de 2012 em Viena, Áustria. Veja aqui a Parte I deste relatório.

Relatório do encontro – Parte II: dia 30

Dia 30 de Março

Workshop “How to use the VOCA wiki”

MUBi, Bruno Santos

O dia começou com um workshop do Bruno de como usar o wiki do projecto, a principal plataforma comum de trabalho.

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Apresentação “Use of online media”

Dublin Cycling Campaign, Conor Hill / Colm Ryder, link para apresentação

IMGP0111

Algumas notas:

  • são todos voluntários na DCC
  • país pequeno, maior proximidade om o poder
  • estratégia de SEO: publicar mensagem/info sobre acidentes para as pessoas encontrarem o site da DCC na net
  • usam Drupal para criar grupos de comunicação privados e privados entre eles (Irlanda é um país pequeno, toda a gente se conhece)
  • Twitter é importante porque é muito usado por jornalistas. Se conseguirmos entrar no círculo deles, talvez peguem mais facilmente nas nossas notícias
  • têm um “Oficial de Media” / porta-voz eleito em AGM
  • são essencialmente reactivos aos media
  • é difícil conseguir fazer chegar aos media notícias positivas
  • idealmente qualquer organização deveria ter uma estratégia de comunicação/media, é fundamental!
  • é importante ter um porta-voz reconhecido e com autoridade na matéria
  • os jornalistas têm que ser contactados e trabalhadas as relações – precisamos de passar da reacção à sugestão de histórias positivas
  • alguns artigos anti-bicicleta, ex.: estudo sobre os ciclistas não cumprirem a lei (entrevistas telefónicas)
  • à parte: vários intervenientes parecem ter 2 pesos e 2 medidas relativamente ao cumprimento das leis
  • muitas histórias “más” podem ser transformadas em “boas” notícias para o uso da bicicleta, ex: gestor de loja que vai de bicicleta para o trabalho e por todo o lado é visto como positivo por não ser de carro (mesmo apesar da agressividade da condução)
  • vendas elevadas de bicicleta não se reflectem no seu uso, pelo menos em Dublin/Irlanda

Os colegas de Praga divulgaram o site http://prahounakole.cz/

Apresentação “Cycle path quality judgement methods”

Manuel Proll, link para apresentação

Este estudante universitário apresentou um estudo que fez das ciclovias de Viena.

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IMGP0116

Algumas notas:

  • os critérios de avaliação incluíram largura das vias, design e ligações de tráfego, distância, conforto, segurança
  • também foram avaliados os incidentes com ciclistas
  • as vias em Viena cobrem essencialmente os critérios mínimos, mas não cobrem os critérios de conforto
  • a velocidade média de ciclistas e automobilistas é a mesma durante o dia
  • falou num exemplo de uma rua com 80 bicicletas para 600 carros a passar em 24 horas

Workshop “Bicycle: media, representation, sign”

IG-Fahrrad, Alec

Neste workshop explorámos a imagem associada à bicicleta para diferentes públicos-alvo.

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IMGP0131.JPG IMGP0132.JPG

IMGP0128.JPG

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IMGP0130.JPG IMGP0122.JPG

Os conceitos associados ao uso da bicicleta são imensos e diversos, por vezes até contraditórios. A bicicleta significa coisas diferentes para pessoas em diferentes fases da vida, por exemplo.

Numa ideia associada, falou-se na ideia de criar um calendário VOCA, onde transformaríamos os clichés de cada cidade em cenas de bicicleta. Um por cada cidade ou mês para cada membro VOCA!

Encontro “Meet the ECF”

A AGM da ECF coincidiu no tempo com o encontro VOCA, no final deste dia fomos ter ao local onde esta teve lugar. mais uma oportunidade de usar os transportes públicos de Viena, neste caso o Metro.

IMGP0152.JPG IMGP0146.JPG

Ainda apanhámos uma parte da AGM e trouxémos uma cópia do Relatório Anual 2011 da ECF (em inglês) e uma outra publicação “Fare du vélo plus souvent pour lutter contre le réchauffement planétaire! – quantifier les économies de CO2 permises par le vélo” para a biblioteca da MUBi.

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IMGP0173.JPG

A Câmara Municipal de Viena pretende expandir a infraestrutura segregada para que esta exista em toda a cidade. Querem ainda instalar mais parqueamentos de bicicleta, expandir o sistema de bikesharing e estudar novos modelos como as “estradas amigas da bicicleta”. Pretendem ainda investir em campanhas de marketing da bicicleta e, claro, vão acolher em 2013 a maior conferência mundial em planeamento e promoção do uso da bicicleta, a Velo-City.

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IMGP0168.JPG

Viena tem como objectivo conseguir uma quota modal de 10 % para a bicicleta em 2015. Entre 2001 e 2006 tiveram uma média de 3 %, e entre 2007 e 2011 uma média de 5.5 %.

IMGP0167.JPG

Aqui já contextualizaram a quota modal da bicicleta, mas incluída em bloco com outros modos sustentáveis, em oposição ao automóvel. Isto é importante, mas importará saber também como evoluem as quotas dos outros modos, pois a bicicleta não é o mais sustentável de todos.

No final da AGM houve então o encontro dos elementos do VOCA com os membros da ECF.

IMGP0178.JPG

Nós tivémos oportunidade de conhecer e conversar com algumas pessoas. Uma delas foi no dia seguinte o guia na excursão de estudo sobre infraestruturas, o Andrzej. A ECF é composta por pessoas de uma faixa etária mais velha e isso notou-se. Perguntámos-lhe porque seria isso, e ele apontou a necessidade dos jovens de fazerem coisas agora, de ver resultados agora. Mas há coisas que levam tempo, uma das suas “batalhas” recentemente semi-ganhas levou 10 anos a conseguir! A ECF joga o “jogo longo” e talvez por isso não seja tão atractiva para os jovens activistas.

Outro membro da ECF que tivémos oportunidade de conhecer foi o Kevin, que esteve anteriormente no CTC no Reino Unido. Para nós foi particularmente interessante conhecê-lo pois, como descobrimos casualmente durante a conversa, foi um dos dois criadores do Bikeability, o Padrão Nacional Britânico de formação em condução de bicicleta que nós estudámos e em que nos formámos como instrutores em 2008, curiosamente com o Greg como instrutor, o segundo elemento desta dupla. É um mundo pequeno, este!

Foto: Juan M. Ureña

Mais um que gostou da T-shirt “Salvem as pasteleiras”. 🙂

O Kevin referiu que o Ministério da Saúde é que financiou o CTC nas escolas. E disse que outro parceiro é o “ministro da segurança rodoviária” (cá seria o Ministério da Administração Interna, presumo). Embora sinistro, é esperar que haja um acidente com crianças ou alguém famoso e dar a formação como solução (desviando-os do capacete…), e ter o programa pronto. O Kevin mencionou ainda que vai ser publicado este ano um livro sobre a Massa Crítica, a propósito do seu 20º aniversário.

Depois disto seguimos todos para o jantar oficial, com direito a discurso do presidente da ECF e da vice-presidente da Câmara de Viena, num barco-restaurante.

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Foi mais uma boa oportunidade de trocar experiências com os colegas, nomeadamente da Bulgária e da Hungria.

Fotos do dia 30 aqui.

Continue a ler aqui a Parte III deste relatório.


The present material is produced with the European Union financial support and highlight only the view of the authors and thus, the European Commission is not responsible for any of the information contained within the present material.

O projecto Volunteers of Cycling Academy (VOCA) já teve 3 encontros, e esta é a Parte II do relatório do 3º encontro, que decorreu de 28 de Março a 4 de Abril de 2012 em Viena, Áustria. Veja aqui a Parte I deste relatório.

Relatório do encontro – Parte II: dia 30

Dia 30 de Março

Workshop “How to use the VOCA wiki”

MUBi, Bruno Santos

O dia começou com um workshop do Bruno de como usar o wiki do projecto, a principal plataforma comum de trabalho.

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Apresentação “Use of online media”

Dublin Cycling Campaign, Conor Hill / Colm Ryder, link para apresentação

IMGP0111

Algumas notas:

  • são todos voluntários na DCC
  • país pequeno, maior proximidade om o poder
  • estratégia de SEO: publicar mensagem/info sobre acidentes para as pessoas encontrarem o site da DCC na net
  • usam Drupal para criar grupos de comunicação privados e privados entre eles (Irlanda é um país pequeno, toda a gente se conhece)
  • Twitter é importante porque é muito usado por jornalistas. Se conseguirmos entrar no círculo deles, talvez peguem mais facilmente nas nossas notícias
  • têm um “Oficial de Media” / porta-voz eleito em AGM
  • são essencialmente reactivos aos media
  • é difícil conseguir fazer chegar aos media notícias positivas
  • idealmente qualquer organização deveria ter uma estratégia de comunicação/media, é fundamental!
  • é importante ter um porta-voz reconhecido e com autoridade na matéria
  • os jornalistas têm que ser contactados e trabalhadas as relações – precisamos de passar da reacção à sugestão de histórias positivas
  • alguns artigos anti-bicicleta, ex.: estudo sobre os ciclistas não cumprirem a lei (entrevistas telefónicas)
  • à parte: vários intervenientes parecem ter 2 pesos e 2 medidas relativamente ao cumprimento das leis
  • muitas histórias “más” podem ser transformadas em “boas” notícias para o uso da bicicleta, ex: gestor de loja que vai de bicicleta para o trabalho e por todo o lado é visto como positivo por não ser de carro (mesmo apesar da agressividade da condução)
  • vendas elevadas de bicicleta não se reflectem no seu uso, pelo menos em Dublin/Irlanda

Os colegas de Praga divulgaram o site http://prahounakole.cz/

Apresentação “Cycle path quality judgement methods”

Manuel Proll, link para apresentação

Este estudante universitário apresentou um estudo que fez das ciclovias de Viena.

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Algumas notas:

  • os critérios de avaliação incluíram largura das vias, design e ligações de tráfego, distância, conforto, segurança
  • também foram avaliados os incidentes com ciclistas
  • as vias em Viena cobrem essencialmente os critérios mínimos, mas não cobrem os critérios de conforto
  • a velocidade média de ciclistas e automobilistas é a mesma durante o dia
  • falou num exemplo de uma rua com 80 bicicletas para 600 carros a passar em 24 horas

Workshop “Bicycle: media, representation, sign”

IG-Fahrrad, Alec

Neste workshop explorámos a imagem associada à bicicleta para diferentes públicos-alvo.

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Os conceitos associados ao uso da bicicleta são imensos e diversos, por vezes até contraditórios. A bicicleta significa coisas diferentes para pessoas em diferentes fases da vida, por exemplo.

Numa ideia associada, falou-se na ideia de criar um calendário VOCA, onde transformaríamos os clichés de cada cidade em cenas de bicicleta. Um por cada cidade ou mês para cada membro VOCA!

Encontro “Meet the ECF”

A AGM da ECF coincidiu no tempo com o encontro VOCA, no final deste dia fomos ter ao local onde esta teve lugar. mais uma oportunidade de usar os transportes públicos de Viena, neste caso o Metro.

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Ainda apanhámos uma parte da AGM e trouxémos uma cópia do Relatório Anual 2011 da ECF (em inglês) e uma outra publicação “Fare du vélo plus souvent pour lutter contre le réchauffement planétaire! – quantifier les économies de CO2 permises par le vélo” para a biblioteca da MUBi.

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A Câmara Municipal de Viena pretende expandir a infraestrutura segregada para que esta exista em toda a cidade. Querem ainda instalar mais parqueamentos de bicicleta, expandir o sistema de bikesharing e estudar novos modelos como as “estradas amigas da bicicleta”. Pretendem ainda investir em campanhas de marketing da bicicleta e, claro, vão acolher em 2013 a maior conferência mundial em planeamento e promoção do uso da bicicleta, a Velo-City.

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Viena tem como objectivo conseguir uma quota modal de 10 % para a bicicleta em 2015. Entre 2001 e 2006 tiveram uma média de 3 %, e entre 2007 e 2011 uma média de 5.5 %.

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Aqui já contextualizaram a quota modal da bicicleta, mas incluída em bloco com outros modos sustentáveis, em oposição ao automóvel. Isto é importante, mas importará saber também como evoluem as quotas dos outros modos, pois a bicicleta não é o mais sustentável de todos.

No final da AGM houve então o encontro dos elementos do VOCA com os membros da ECF.

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Nós tivémos oportunidade de conhecer e conversar com algumas pessoas. Uma delas foi no dia seguinte o guia na excursão de estudo sobre infraestruturas, o Andrzej. A ECF é composta por pessoas de uma faixa etária mais velha e isso notou-se. Perguntámos-lhe porque seria isso, e ele apontou a necessidade dos jovens de fazerem coisas agora, de ver resultados agora. Mas há coisas que levam tempo, uma das suas “batalhas” recentemente semi-ganhas levou 10 anos a conseguir! A ECF joga o “jogo longo” e talvez por isso não seja tão atractiva para os jovens activistas.

Outro membro da ECF que tivémos oportunidade de conhecer foi o Kevin, que esteve anteriormente no CTC no Reino Unido. Para nós foi particularmente interessante conhecê-lo pois, como descobrimos casualmente durante a conversa, foi um dos dois criadores do Bikeability, o Padrão Nacional Britânico de formação em condução de bicicleta que nós estudámos e em que nos formámos como instrutores em 2008, curiosamente com o Greg como instrutor, o segundo elemento desta dupla. É um mundo pequeno, este!

Foto: Juan M. Ureña

Mais um que gostou da T-shirt “Salvem as pasteleiras”. 🙂

O Kevin referiu que o Ministério da Saúde é que financiou o CTC nas escolas. E disse que outro parceiro é o “ministro da segurança rodoviária” (cá seria o Ministério da Administração Interna, presumo). Embora sinistro, é esperar que haja um acidente com crianças ou alguém famoso e dar a formação como solução (desviando-os do capacete…), e ter o programa pronto. O Kevin mencionou ainda que vai ser publicado este ano um livro sobre a Massa Crítica, a propósito do seu 20º aniversário.

Depois disto seguimos todos para o jantar oficial, com direito a discurso do presidente da ECF e da vice-presidente da Câmara de Viena, num barco-restaurante.

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Foi mais uma boa oportunidade de trocar experiências com os colegas, nomeadamente da Bulgária e da Hungria.

Fotos do dia 30 aqui.

Continue a ler aqui a Parte III deste relatório.


The present material is produced with the European Union financial support and highlight only the view of the authors and thus, the European Commission is not responsible for any of the information contained within the present material.

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