Esta é a Parte V do relatório do 3º encontro do projecto Volunteers of Cycling Academy (VOCA), que decorreu de 28 de Março a 4 de Abril de 2012 em Viena, Áustria. Veja aqui a Parte IV deste relatório.

Relatório do encontro – Parte V: dias 1 a 4 de Abril

 

Dia 1 de Abril

Este dia foi passado no ARGUS Bike Festival! Este festival teve cerca de 100 mil visitantes, e a Parada teve 3.000 participantes, menos que no ano anterior devido a uma vaga de frio que tornou o dia menos simpático para estar na rua.    

IMGP0503.JPG 

O festival inclui exposição de marcas e lojas, bicicletas engraçadas/especiais para experimentar, zona de testes de condução, zona de exibições desportivas, feira de antiguidades, etc.

01042012353.jpg 01042012360.jpg 01042012375.jpg 01042012368.jpg

Em Lisboa não temos nada assim, infelizmente. O único festival de bicicletas que temos é o Festival Bike Portugal, mas decorre em Santarém e não no centro da cidade, e da capital, além de ser um festival focado no desporto. A Parada é uma oportunidade de fazer um passeio pela cidade, pelas avenidas principais (que em Viena são vedadas às bicicletas, estas são segregadas em ciclovias), que naquela tarde são interditas ao trânsito automóvel, e em que as pessoas levam as suas biclas mais especiais, antigas, engraçadas, ou simplesmente saem com as crianças, por exemplo. Bicicletas antigas/históricas, Penny Farthings, patinetes, uniciclos, bicicletas e triciclos reclinados, bicicletas de cauda longa, bicicletas dobráveis, atrelados diversos, bicicletas eléctricas, fixies, triciclos de carga, estão a ver a ideia.

Esta é a Parte V do relatório do 3º encontro do projecto Volunteers of Cycling Academy (VOCA), que decorreu de 28 de Março a 4 de Abril de 2012 em Viena, Áustria. Veja aqui a Parte IV deste relatório.

Relatório do encontro – Parte V: dias 1 a 4 de Abril

 

Dia 1 de Abril

Este dia foi passado no ARGUS Bike Festival! Este festival teve cerca de 100 mil visitantes, e a Parada teve 3.000 participantes, menos que no ano anterior devido a uma vaga de frio que tornou o dia menos simpático para estar na rua.

IMGP0503.JPG

O festival inclui exposição de marcas e lojas, bicicletas engraçadas/especiais para experimentar, zona de testes de condução, zona de exibições desportivas, feira de antiguidades, etc.

01042012353.jpg 01042012360.jpg 01042012375.jpg 01042012368.jpg

Em Lisboa não temos nada assim, infelizmente. O único festival de bicicletas que temos é o Festival Bike Portugal, mas decorre em Santarém e não no centro da cidade, e da capital, além de ser um festival focado no desporto. A Parada é uma oportunidade de fazer um passeio pela cidade, pelas avenidas principais (que em Viena são vedadas às bicicletas, estas são segregadas em ciclovias), que naquela tarde são interditas ao trânsito automóvel, e em que as pessoas levam as suas biclas mais especiais, antigas, engraçadas, ou simplesmente saem com as crianças, por exemplo. Bicicletas antigas/históricas, Penny Farthings, patinetes, uniciclos, bicicletas e triciclos reclinados, bicicletas de cauda longa, bicicletas dobráveis, atrelados diversos, bicicletas eléctricas, fixies, triciclos de carga, estão a ver a ideia.


IMGP0498.JPG IMGP0490.JPG IMGP0495.JPG IMGP0482.JPG IMGP0475.JPG IMGP0501.JPG IMGP0477.JPG IMGP0481.JPG IMGP0450.JPG  IMGP0464.JPG IMGP0488.JPG IMGP0476.JPG IMGP0493.JPG IMGP0454.JPG

 

Dias 2 a 4 de Abril

Nestes dias teve lugar uma excursão alargada, com membros do VOCA e da ECF, “Danube Cycle Tour”, de Viena a Melk.

Foi bom para estimular discussão e troca de experiências com membros mais séniores da ECF, e deu-nos a oportunidade de conhecer zonas mais rurais, e algumas localidades mais pequenas, complementando a experiência e observações de Viena.

IMGP0535.JPG IMGP0577.JPG IMGP0582.JPG
IMGP0567.JPG IMGP0555.JPG

IMGP0785.JPG IMGP0781.JPG
IMGP0778.JPG IMGP0779.JPG
IMGP0812.JPG IMGP0816.JPG

IMGP0814.JPG IMGP0806.JPG
IMGP0822.JPG IMGP0704.JPG IMGP0556.JPG
IMGP0691.JPG IMGP0701.JPG
IMGP0700.JPG IMGP0660.JPG

IMGP0656.JPG IMGP0887.JPG

IMGP0659.JPG IMGP0928.JPG

IMGP0939.JPG IMGP0940.JPG

IMGP0858.JPG IMGP0855.JPG

IMGP0900.JPG

 

Há um factor em comum entre Viena e as vilas que visitámos: são espaços agradáveis para andar e para estar, sem tráfego automóvel em volume ou velocidade comparáveis a Lisboa ou os seus subúrbios. E entre elas há geralmente vias agrícolas, bem asfaltadas, óptimas para os ciclistas irem de uma vila à outra sem terem que usar as estradas tipo “estrada nacional”, porque não têm quase tráfego automóvel nenhum. Isto é bom para os turistas mas também para qualquer pessoa que se queira deslocar entre localidades e não queira ter que pegar no carro para tal.

Podem aceder às nossas fotos de todo o encontro aqui. E à página do encontro aqui.


The present material is produced with the European Union financial support and highlight only the view of the authors and thus, the European Commission is not responsible for any of the information contained within the present material.


IMGP0498.JPG IMGP0490.JPG IMGP0495.JPG IMGP0482.JPG IMGP0475.JPG IMGP0501.JPG IMGP0477.JPG IMGP0481.JPG IMGP0450.JPG IMGP0464.JPG IMGP0488.JPG IMGP0476.JPG IMGP0493.JPG IMGP0454.JPG

 

Dias 2 a 4 de Abril

Nestes dias teve lugar uma excursão alargada, com membros do VOCA e da ECF, “Danube Cycle Tour”, de Viena a Melk.

Foi bom para estimular discussão e troca de experiências com membros mais séniores da ECF, e deu-nos a oportunidade de conhecer zonas mais rurais, e algumas localidades mais pequenas, complementando a experiência e observações de Viena.

IMGP0535.JPG IMGP0577.JPG IMGP0582.JPG
IMGP0567.JPG IMGP0555.JPG

IMGP0785.JPG IMGP0781.JPG
IMGP0778.JPG IMGP0779.JPG
IMGP0812.JPG IMGP0816.JPG

IMGP0814.JPG IMGP0806.JPG
IMGP0822.JPG IMGP0704.JPG IMGP0556.JPG
IMGP0691.JPG IMGP0701.JPG
IMGP0700.JPG IMGP0660.JPG

IMGP0656.JPG IMGP0887.JPG

IMGP0659.JPG IMGP0928.JPG

IMGP0939.JPG IMGP0940.JPG

IMGP0858.JPG IMGP0855.JPG

IMGP0900.JPG

 

Há um factor em comum entre Viena e as vilas que visitámos: são espaços agradáveis para andar e para estar, sem tráfego automóvel em volume ou velocidade comparáveis a Lisboa ou os seus subúrbios. E entre elas há geralmente vias agrícolas, bem asfaltadas, óptimas para os ciclistas irem de uma vila à outra sem terem que usar as estradas tipo “estrada nacional”, porque não têm quase tráfego automóvel nenhum. Isto é bom para os turistas mas também para qualquer pessoa que se queira deslocar entre localidades e não queira ter que pegar no carro para tal.

Podem aceder às nossas fotos de todo o encontro aqui. E à página do encontro aqui.


The present material is produced with the European Union financial support and highlight only the view of the authors and thus, the European Commission is not responsible for any of the information contained within the present material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *