Reportagem no programa da RTP 2 – Biosfera – sobre ciclismo urbano
O programa Biosfera da RTP de 2 de maio de 2014 apresentou uma reportagem sobre como conduzir uma bicicleta em cidade e como escolher o melhor veículo de duas rodas para a locomoção em contexto urbano. A reportagem explica que a bicicleta, dentro da cidade, não tem que circular exclusivamente na via mais à direita, mas sim usar a via mais adequada ao destino que se pretende seguir.
Outros aspetos referidos são a alteração da regra de prioridade e o facto de o ciclista não ter que circular, como na versão anterior do código da estrada, o mais encostado à direita.
A MUBi, através da Ana Pereira, fundadora e voluntária da associação, refere ainda a forma como a ultrapassagem de uma bicicleta se deve efetuar, ocupando a via adjacente e deixando uma distância de pelo menos 1,5 m. A noção de bolha de segurança é explicada de forma muito pertinente. Faz-se ainda um apontamento sobre a circulação a par, explicando-se que esta possibilidade aumenta a visibilidade dos ciclistas, permite a proteção de um ciclista mais frágil (uma criança, por exemplo) e permite uma ultrapassagem muito mais rápida e fácil.
Ana Pereira explicou ainda por que motivo os ciclistas não devem ter carta nem seguro. A utilização do automóvel é algo de muito arriscado – veja-se o número de mortos causados por ele – o que exige uma carta de condução que certifique a utilização deste veículo. Depois, a bicicleta apresenta um risco muito reduzido e os danos que causa dificilmente serão elevados. Assim, o seu grau de perigosidade é muito baixo.
A reportagem menciona ainda o programa CiclAndo – Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e de outros Modos de Transporte Suave – que contempla a criação, a nível local, de escolinhas de condução, até meados de 2014. Contudo, atualmente, nenhuma está implementada. O projeto MUBi Bike to School Day, em implementação, está, assim, na prática, a suprimir esta falha.
O mesmo se passa com o projeto MUBi Bike Buddy – atualmente com cerca de 64 voluntários – que acompanha novos utilizadores da bicicleta, na cidade.
Por fim, a peça explica os diferentes tipos de bicicleta: citadina, numa posição mais vertical, elétrica, dobrável, etc.
O reportagem pode ser vista no site da RTP:
One Response to Reportagem no programa da RTP 2 – Biosfera – sobre ciclismo urbano
Leave a Reply Cancel reply
Nós precisamos de ti
Contribuir
Tags
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP Europa eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArchives
Excelente publicação, excelente vídeo! Muito pedagógico!