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Como anunciámos nestas últimas semanas de campanha para o Parlamento Europeu (PE) a European Cyclist’s Federation, em estreita colaboração com a MUBi (que traduziu e escreveu aos candidatos e partidos políticos portugueses) e outras congéneres Europeias, convidou os candidatos ao PE a responder a um inquérito sobre a política europeia para a bicicleta tal como expresso no Manifesto da ECF para as Eleições Europeias de 2014 (versão Portuguesa traduzida pela MUBi – PDF).

Mais de 360 candidatos de 23 países países de todos os principais grupos políticos preencheram o questionário da ECF, com a maioria das respostas em números absolutos vindas da Finlândia (40) e Espanha (31) seguido de perto pela Eslováquia e Grécia (30 de cada).

Em Portugal, 11 candidatos responderam ao inquérito:
(Ordem de Resposta)
José Inácio Faria – Partido da Terra – MPT
António Marinho e Pinto – Partido da Terra – MPT
Acácio Valente – Portugal pro Vida – PPV
Carlos Fernandes – Portugal pro Vida – PPV
Sofia Guedes – Portugal pro Vida – PPV
Liliana Rodrigues – Partido Socialista – PS
Luciana Rio Branco – Livre
Rui Gaspar – Independente
Ricardo Alves – Livre
Marisa Matias – Bloco de Esquerda – BE
Carlos Coelho – Partido Social Democrático – PSD

Tal como os seus colegas europeus, os candidatos portugueses que responderam ao inquérito manifestaram um apoio quase unânime às políticas expressas no Manifesto da ECF (ver exceções abaixo). Eis as perguntas do inquérito:
A) Quantas vezes usa a bicicleta?
B) A ECF tem o objetivo declarado de duplicar o uso da bicicleta de forma a que atinja 15% do total de viagens na Europa até 2020. Apoia este objetivo?

1) A UE deve dedicar uma quantidade significativa do orçamento dos transportes para projetos relacionados com uso da bicicleta. Concorda?
2) A UE deve atribuir os recursos necessários para a coordenação central da EuroVelo, a rede europeia de ciclovias, a fim de contribuir para a sua realização atempada até 2020. Concorda?
3) Concorda em tornar os veículos motorizados mais seguros para peões e ciclistas?
4) A UE deve recomendar que os Estados membros alterem as suas políticas fiscais para que a utilização da bicicleta seja colocada em plano de igualdade com outros modos de transporte, em especial em viagens pendulares. Concorda?
5) A UE deve elevar os padrões de qualidade do ar para atender às mais rigorosas diretrizes da OMS. Concorda?
6) A UE deve recomendar aos Estados membros que integrem os benefícios de usar a bicicleta diariamente na política de saúde e que integrem a dimensão da saúde na avaliação dos sistemas de transporte. Concorda?
7) A UE deve obrigar os Estados membros a integrar plenamente a bicicleta nos sistemas de transporte?
8) Concorda com a recolha obrigatória de dados sobre o uso da bicicleta, a nível nacional e europeu?
9) A ECF apoia a adoção de um Plano Diretor Europeu para a promoção do uso da bicicleta em 2019. É a favor?
10) A UE deve definir uma meta ambiciosa de distribuição modal em transportes para 2030, o mais tardar. Concorda?

Alguns candidatos fizeram os seguintes comentários:

Acácio Valente – Portugal pro Vida – PPV
Carlos Fernandes – Portugal pro Vida – PPV
Agradeço a oportunidade de responder a este inquérito e espero poder contribuir no PE para o crescimento da indústria “não poluente e saudável” das bicicletas. Apenas não concordo com as perguntas 7 e 8 pelo uso do termo “obrigatório”. Penso que a UE deve recomendar e promover fortemente políticas de incentivo ao uso da bicicleta e outro tipo de transportes não poluentes, mas não considero que deva “obrigar” a nada. Cada país e cada pessoa devem ser livres de decidir o que fazer nas suas políticas de transporte e com os seus dados.

Sofia Guedes – Portugal pro Vida – PPV
Atenção que em cidades como Lisboa ( a cidade das 7 colinas) é muito difícil o uso da biciclete, a não ser que sejam movidas a baterias!

Luciana Rio Branco – Livre
Sugiro a regulação do mercado de seguros para ciclistas, bem como a sua obrigatoriedade. Os condutores de veículos devem ver as penas para acidentes aumentadas, quando estes envolverem ciclistas e forem causados por negligência ou dolo do condutor.


A título de curiosidade:
3 candidatos responderam que pedalam “pelo menos uma vez por dia”
5 candidatos responderam que pedalam “pelo menos uma vez por mês”
1 candidato respondeu que pedala “pelo menos uma vez por semana”
1 candidato respondeu que “nunca” anda de bicicleta.

A MUBi gostaria aproveitar esta ocasião para agradecer ao 11 candidatos que responderam ao inquérito.

Como nota final a MUBi lamenta que os contactos dos candidatos não estejam públicos e facilmente acessíveis. Apesar de ter escrito a todos os partidos políticos com e-mail disponível no seu site, só o Livre respondeu ao nosso apelo (afirmando que a mensagem seria transmitida aos seus candidatos). Para um bom funcionamento da democracia é fundamental a possibilidade de contacto entre os candidatos e quem vota.

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