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Neste dia sem carros, da Semana Europeia da Mobilidade – cujo mote alerta para o excessivo espaço que se concedeu nas nossas cidades ao automóvel, sacrificando a qualidade de vida das populações – tornamos pública a posição da MUBi quanto ao interesse dos corredores BUS serem partilhados com as bicicletas.

Numa semana em que vários municípios organizam uma série de eventos em torno da mobilidade, parece-nos fundamental aprofundar o debate em torno de uma questão estrutural. Nada mais actual do que reflectir sobre a importância e a viabilidade de introduzir o trânsito de bicicletas nos corredores BUS, como o novo Código da Estrada prevê no seu artigo 77.º. O documento que agora se torna público justifica por que é que a MUBi advoga que os corredores BUS sejam abertos aos utilizadores de bicicleta, sendo mantida a restrição da circulação de motociclos e ciclomotores.

Apresenta-se uma solução concreta para a urgente e necessária redistribuição do espaço urbano, pelas várias soluções de transporte, recusando a hegemonia do automóvel, e procurando tornar as cidades portuguesas mais agradáveis e saudáveis.

O parecer da MUBi pode ser descarregado aqui.

 

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