A ECF publicou ontem três relatórios importantes
A comunidade de utilizadores de bicicleta definiu qual a sua contribuição para o crescimento económico na Europa
“Podemos criar mais emprego para os europeus através do investimento na promoção do uso da bicicleta, não só porque existe um histórico comprovado de criação de empregos verdes e sustentáveis, mas por causa das enormes contribuições que a bicicleta faz para os objectivos mais gerais da UE. Os nossos parceiros, as nossas empresas, e os decisores políticos estão prontos para aumentar os 650.000 postos de trabalho atualmente ligados à bicicleta e os €217 mil milhões anuais que o setor contribui para a economia da UE “, disse Kevin Mayne, Diretor de Desenvolvimento da Federação Europeia de Ciclismo (European Cycling Federation – ECF).
Há três pontos importantes para a ECF, que correspondem a três novas publicações:
- Precisamos de mais investimento em ciclismo, atribuindo subsídios da UE para medidas de apoio à bicicleta
- Precisamos integrar a utilização da bicicleta em planos de crescimento
- Precisamos de dar benefícios fiscais para os ciclistas
Andar de bicicleta aumenta o emprego e o crescimento
De acordo com o relatório da ECF “Jobs and job creation in the European cycling sector”, há hoje mais de 650.000 postos de trabalho a tempo inteiro relacionados com a bicicleta na Europa. Este número deverá aumentar para 1 milhão de postos de trabalho até 2020, se o uso da bicicleta duplicar a sua quota modal, como preconiza a visão da ECF.
Em termos de investimento, muitos Estados-Membros da União Europeia têm protegido fluxos de financiamento para a criação de emprego. Portanto, este estudo é um recurso para ajudar adeptos da promoção do uso da bicicleta a procurar financiamento também nessa área.
As políticas e os recursos para o investimento na utilização da bicicleta
Para facilitar os governos nacionais e regionais a ECF compilou os incentivos fiscais e de promoção mais eficazes a favor da bicicleta. Pela primeira vez na história, a ECF fornece estudos de caso de 11 países europeus, analisando o ponto da situação dos subsídios por quilometragem, abatimentos fiscais, e regimes de apoio à compra de bicicleta (“Commuting: Who pays the bill?“).
Em termos de recursos, a ECF descobriu que mais de €2 mil milhões podem ser desbloqueados para andar de bicicleta, a partir de subsídios da União Europeia até 2020. Este montante é três vezes superior ao do anterior período financeiro. “Devemos agir imediatamente para aproveitar esta oportunidade”, disse Adam Bodor, Diretor de Política Regional da ECF. Através da combinação de fundos nacionais e de capital privado com dinheiro europeu, os Estados-Membros podem beneficiar de um retorno notável sobre o investimento, ao cumprir os seus compromissos para o crescimento saudável e sustentável.
O momento de publicação de Cycling for Growth: Using European funds for cycling não poderia ser mais adequado a nível europeu quando a nova Comissão Europeia anunciou um plano de investimento de €300 mil milhões para atingir as metas de emprego e crescimento em 2020. Os utilizadores de bicicleta congratulam-se com o plano de investimento Junker com grandes esperanças. Através desses estudos, a ECF mostra que a utilização da bicicleta está pronta para desempenhar um papel importante no futuro da Europa e vamos usá-la para argumentar que a sua promoção deve receber também parte deste investimento.
Leia aqui a versão digital completa dos novos relatórios da ECF:
Tradução do artigo da ECF “Cycling for Growth Plan has been released“
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