A tua Associação de defesa e promoção da mobilidade urbana em bicicleta está mais organizada, dinâmica, criativa e comunicativa.

Objectivo: ajudar a criar condições para que qualquer pessoa possa utilizar a bicicleta como veículo de forma fácil, agradável, eficiente, e segura, e que os benefícios desta opção sejam amplamente reconhecidos. (Missão da MUBi)

Durante o mandato de 2018-2020, a MUBi estará empenhada em aumentar e tornar mais eficaz a sua capacidade de sensibilizar, influenciar e pressionar decisores públicos e privados, locais e nacionais, na adopção de políticas e medidas que efectivamente fomentem a utilização da bicicleta, os modos activos e o desenvolvimento de melhores cidades para todos.

A nova Direcção, eleita a 26 de Abril de 2018, privilegia maior agilidade de decisão e de actuação e valoriza a participação e contributo de todos os associados.

A Direcção da MUBi pretende:

  • Reestruturar o funcionamento da MUBi, tanto ao nível administrativo como no plano operacional das acções a desenvolver;
  • Promover a MUBi, dando-a a conhecer a mais pessoas e entidades, defendendo junto destas a mobilidade em bicicleta;
  • Aumentar o número de associados;
  • Estabelecer um contacto de maior proximidade com organizações congéneres nacionais e europeias, e  promover a partilha de conhecimento e experiências;
  • Manter e reforçar a parceria estreita com a European Cyclists’ Federation, da qual somos membros;
  • Aproximar a MUBi às universidades e outras entidades, para que contribuam para o suporte e fundamentação da estratégia de promoção do uso da bicicleta em Portugal;
  • Garantir e manter a sustentabilidade financeira da MUBi.

 

Com estes propósitos, foram criados quatro núcleos. A estruturação da MUBi nestes núcleos (a seguir descritos), coordenados pela Direcção e abertos à participação e contributo de todos os associados, introduz um nível de organização que promove maior autonomia e maior capacidade de recrutamento de voluntários para colaborarem ativamente. É da actividade desenvolvida no seu seio que a MUBi cumprirá os objectivos definidos.

Núcleo de Gestão Interna

O Núcleo de Gestão Interna é responsável pelas actividades administrativas e de gestão corrente da associação, bem como pela tesouraria e obrigatoriedades legais e fiscais. É também o núcleo responsável pela gestão dos associados e todas as acções estatutárias, como eleições, relatórios de actividades e financeiros. Tem ainda a incumbência de gerir as acções de busca de financiamento em concursos públicos, acções de mecenato, patrocínios de empresas e donativos de associados.

Núcleo Nacional

O Núcleo Nacional acompanha o desenvolvimento das políticas nacionais com maior relevância para os utilizadores de bicicleta. Colabora com entidades de âmbito nacional e faz pressão junto do decisor político, com sugestões, pareceres e posições em defesa da mobilidade em bicicleta e dos benefícios para a sociedade portuguesa de uma aproximação da sua utilização a valores europeus. Coordena as campanhas de dimensão supra-local. É responsável pela comunicação com organizações nacionais com objetivos similares ou complementares e com as suas congéneres estrangeiras e internacionais, como a European Cyclists’ Federation.

Núcleo de Acção Local

O Núcleo de Acção Local representa a capilaridade associativa da MUBi. É constituído pelo conjunto das Secções Locais (SL) e assegura a sua coordenação. As secções  preocupam-se com a promoção da mobilidade activa em bicicleta à escala local e regional e da colaboração com os representantes políticos e sociedade civil locais para a criação de um ambiente favorável aos modos activos (infra-estruturas, educação, actividades, orçamento participativo, entre outros). De momento, estão constituídas as SL de Lisboa, Setúbal e Aveiro. Novidades para breve noutros pontos do país.

Núcleo de Comunicação

O Núcleo de Comunicação é responsável pela comunicação interna e externa da MUBi. Internamente, assegura a comunicação com os associados e a nível externo a sua actuação desenvolve-se em áreas diversas, designadamente gestão da página da internet, produção da newsletter, gestão e moderação do fórum, presença da MUBi nas redes sociais, relacionamento com os meios de comunicação social, e elaboração de material promocional e de merchandising.

 

A MUBi está a mudar.

Em breve, comunicaremos mais detalhes de como poderás colaborar connosco e fazer parte desta visão.

 

A Direcção da MUBi,

António Carvalho | António Pedro | David Vale | Herculano Rebordão | João Barreto | Mário Alves | Miguel Baptista | Nuro Carvalho | Pedro Sanches | Ricardo Cruz | Rui Igreja

Tags: ;
 

Comments are closed.