A MUBi está a mudar!
A tua Associação de defesa e promoção da mobilidade urbana em bicicleta está mais organizada, dinâmica, criativa e comunicativa.
Objectivo: ajudar a criar condições para que qualquer pessoa possa utilizar a bicicleta como veículo de forma fácil, agradável, eficiente, e segura, e que os benefícios desta opção sejam amplamente reconhecidos. (Missão da MUBi)
Durante o mandato de 2018-2020, a MUBi estará empenhada em aumentar e tornar mais eficaz a sua capacidade de sensibilizar, influenciar e pressionar decisores públicos e privados, locais e nacionais, na adopção de políticas e medidas que efectivamente fomentem a utilização da bicicleta, os modos activos e o desenvolvimento de melhores cidades para todos.
A nova Direcção, eleita a 26 de Abril de 2018, privilegia maior agilidade de decisão e de actuação e valoriza a participação e contributo de todos os associados.
A Direcção da MUBi pretende:
- Reestruturar o funcionamento da MUBi, tanto ao nível administrativo como no plano operacional das acções a desenvolver;
- Promover a MUBi, dando-a a conhecer a mais pessoas e entidades, defendendo junto destas a mobilidade em bicicleta;
- Aumentar o número de associados;
- Estabelecer um contacto de maior proximidade com organizações congéneres nacionais e europeias, e promover a partilha de conhecimento e experiências;
- Manter e reforçar a parceria estreita com a European Cyclists’ Federation, da qual somos membros;
- Aproximar a MUBi às universidades e outras entidades, para que contribuam para o suporte e fundamentação da estratégia de promoção do uso da bicicleta em Portugal;
- Garantir e manter a sustentabilidade financeira da MUBi.
Com estes propósitos, foram criados quatro núcleos. A estruturação da MUBi nestes núcleos (a seguir descritos), coordenados pela Direcção e abertos à participação e contributo de todos os associados, introduz um nível de organização que promove maior autonomia e maior capacidade de recrutamento de voluntários para colaborarem ativamente. É da actividade desenvolvida no seu seio que a MUBi cumprirá os objectivos definidos.
Núcleo de Gestão Interna
O Núcleo de Gestão Interna é responsável pelas actividades administrativas e de gestão corrente da associação, bem como pela tesouraria e obrigatoriedades legais e fiscais. É também o núcleo responsável pela gestão dos associados e todas as acções estatutárias, como eleições, relatórios de actividades e financeiros. Tem ainda a incumbência de gerir as acções de busca de financiamento em concursos públicos, acções de mecenato, patrocínios de empresas e donativos de associados.
Núcleo Nacional
O Núcleo Nacional acompanha o desenvolvimento das políticas nacionais com maior relevância para os utilizadores de bicicleta. Colabora com entidades de âmbito nacional e faz pressão junto do decisor político, com sugestões, pareceres e posições em defesa da mobilidade em bicicleta e dos benefícios para a sociedade portuguesa de uma aproximação da sua utilização a valores europeus. Coordena as campanhas de dimensão supra-local. É responsável pela comunicação com organizações nacionais com objetivos similares ou complementares e com as suas congéneres estrangeiras e internacionais, como a European Cyclists’ Federation.
Núcleo de Acção Local
O Núcleo de Acção Local representa a capilaridade associativa da MUBi. É constituído pelo conjunto das Secções Locais (SL) e assegura a sua coordenação. As secções preocupam-se com a promoção da mobilidade activa em bicicleta à escala local e regional e da colaboração com os representantes políticos e sociedade civil locais para a criação de um ambiente favorável aos modos activos (infra-estruturas, educação, actividades, orçamento participativo, entre outros). De momento, estão constituídas as SL de Lisboa, Setúbal e Aveiro. Novidades para breve noutros pontos do país.
Núcleo de Comunicação
O Núcleo de Comunicação é responsável pela comunicação interna e externa da MUBi. Internamente, assegura a comunicação com os associados e a nível externo a sua actuação desenvolve-se em áreas diversas, designadamente gestão da página da internet, produção da newsletter, gestão e moderação do fórum, presença da MUBi nas redes sociais, relacionamento com os meios de comunicação social, e elaboração de material promocional e de merchandising.
A MUBi está a mudar.
Em breve, comunicaremos mais detalhes de como poderás colaborar connosco e fazer parte desta visão.
A Direcção da MUBi,
António Carvalho | António Pedro | David Vale | Herculano Rebordão | João Barreto | Mário Alves | Miguel Baptista | Nuro Carvalho | Pedro Sanches | Ricardo Cruz | Rui Igreja
Nós precisamos de ti
Contribuir
Tags
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP Europa eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArchives