Forte apoio à mobilidade em bicicleta por parte dos candidatos portugueses ao Parlamento Europeu

Um forte apoio interpartidário à mobilidade em bicicleta por parte dos candidatos a futuros representantes dos portugueses no Parlamento Europeu. É esta a principal conclusão das respostas ao questionário que a MUBi, em colaboração com a European Cyclists’ Federation (ECF), enviou aos candidatos portugueses que participam nas eleições do próximo dia 26 de Maio.
58 candidatos, de 9 das 17 forças políticas participantes nestas eleições em Portugal, subscreveram o compromisso “Pedalar Para Todos”, declarando o seu apoio à mobilidade em bicicleta no próximo ciclo parlamentar europeu:
“Comprometo-me a apoiar a causa da utilização da bicicleta durante o mandato Parlamentar Europeu 2019 – 2024, com o objectivo de aumentar o número pessoas que andam de bicicleta, promover o cicloturismo e melhorar as condições viárias para os utilizadores de bicicleta, em termos de segurança, infraestrutura, acessibilidade e conveniência.”
O questionário, a que responderam 67 candidatos, solicitava as suas perspectivas sobre cinco dos assuntos de políticas europeias mais prementes para os actuais e potenciais utilizadores de bicicleta.
Às questões colocadas, os candidatos foram unânimes em considerar que a União Europeia (UE) deve assumir o compromisso de aumentar a quota modal da bicicleta. Com 89% a defender que a UE estabeleça a meta de 50% ou de 100% para o aumento da utilização da bicicleta na Europa até 2030.
A vasta maioria (85%) defende que a UE passe a aplicar pelo menos 3% do seu orçamento para transportes em projectos para a mobilidade em bicicleta. 27% considera mesmo que essa proporção deve passar a ser de pelo menos 10% no próximo quadro de investimentos comunitário. Actualmente apenas 1,5% do investimento da UE em transportes é realizado em projectos para a mobilidade em bicicleta.
Três quartos dos candidatos apoiam a obrigatoriedade da implementação universal de sistemas interventivos de Assistência Inteligente de Velocidade (ISA – Intelligent Speed Assistance) nos novos veículos motorizados, tornando-os mais seguros para os peões e utilizadores de bicicleta.
69% defendem a existência de padrões e directrizes obrigatórios de qualidade para o planeamento, projecto e construção de todas as novas infraestrururas para a circulação e de apoio à utilização de bicicletas. O apoio a esta medida sobe para 85% se a obrigatoriedade for limitada aos projectos com financiamento europeu.
Um quinto dos candidatos declarou utilizar a bicicleta várias vezes por semana, sendo que o 5% o faz diariamente. 90% afirma que utilizaria a bicicleta mais ou muito mais frequentemente se as condições para tal fossem mais seguras e convenientes.
Análise detalhada
Nesta campanha da ECF, coordenada com os seus membros, o questionário, em diferentes línguas, foi enviado para os candidatos em 25 dos 28 Estados Membros da UE. No total, responderam 469 candidatos, tendo 404 subscrito o compromisso “Cycling for All” (“Pedalar Para Todos”).
A MUBi enviou em 17 de Abril o questionário (em Português) a todas as 17 forças políticas participantes em Portugal nas eleições para o Parlamento Europeu de 2019, tendo este ficado disponível até ao dia 8 de Maio.
Responderam ao questionário 67 candidatos de 9 das 17 listas:
- Bloco de Esquerda (BE): 18 candidatos efectivos (números 1-12, 14-16 e 18-20, na lista) e 7 candidatos suplentes
- Livre (L): 13 candidatos efectivos (números 3-5, 7-9 e 12-18) e 4 candidatos suplentes
- Pessoas-Animais-Natureza (PAN): 11 candidatos efectivos (números 1-5, 8, 10, 11 e 18-20) e 1 candidato suplente
- Partido Socialista (PS): 3 candidatos efectivos (números 6, 14 e 16)
- CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV): 2 candidatos efectivos (números 3 [do PCP] e 4 [do PEV]) e 1 candidato suplente [do PEV]
- Nós, Cidadãos! (NC): 2 candidatos efectivos (números 5 e 7) e 1 candidato suplente
- Iniciativa Liberal (IL): 2 candidatos efectivos (números 1 e 3)
- Partido Democrático Republicano (PDR): 1 candidato efectivo (número 1)
- Aliança (A): 1 candidato efectivo (número 4)
O Bloco de Esquerda, o Livre e PAN foram claramente os que mais responderam, contabilizando 54 (81%) das 67 respostas dadas.
Responderam ao inquérito quatro cabeças de lista: Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, Francisco Guerreiro, do PAN, Ricardo Arroja, da Iniciativa Liberal, e António Marinho Pinto, do Partido Democrático Republicano.
Não houve respostas das seguintes 8 listas:
- Basta! (PPM.PPV/CDC)
- CDS – Partido Popular (CDP-PP)
- Movimento Alternativa Socialista (MAS)
- Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP)
- Partido Nacional Renovador (PNR)
- Partido Social Democrata (PPD/PSD)
- Partido Trabalhista Português (PTP)
- Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP)
Subscreveram o compromisso “Pedalar Para Todos” 58 candidatos.

As respostas dos candidatos:




O quadro completo, com as respostas dos candidatos de cada força política a cada uma das perguntas do questionário, encontra-se disponível neste LINK.


Barómetro do apoio à mobilidade em bicicleta
Com base na média das respostas dos candidatos de cada força política às questões sobre assuntos de políticas europeias, a que foram adicionados pontos extra pelo número de candidatos que subscreveram o compromisso “Pedalar Para Todos”, a MUBi criou um barómetro que mostra o apoio de cada partido/coligação à mobilidade em bicicleta.

O barómetro foi construído utilizando a seguinte metodologia:
1- Foram tidas em conta as perguntas sobre políticas europeias (Perguntas 1 a 5). Em cada destas perguntas, à opção mais positiva para a mobilidade em bicicleta foram dados 4 valores, à segunda mais positiva 3 valores, à terceira mais positiva 2 valores, e à menos positiva 0 valores. As respostas que seleccionaram a opção “não sei/não respondo” (ns/nr) e situações onde não houve resposta foram descartadas.
2- Foi obtida a média das respostas dos candidatos de cada força política para cada uma destas cinco perguntas.
3- Foi obtida a média de cada força política nas cinco perguntas, e transformada numa escala de 0 a 100.
4- Por cada candidato que subscreveu o compromisso “Pedalar Para Todos” foram adicionados 0.25 pontos (na escala de 0 a 100), obtendo-se assim a pontuação final de cada partido/coligação.
O quadro com a média das respostas das forças políticas a estas perguntas e a pontuação final, está disponível neste LINK, no separador ‘Barómetro’.

Análise global na Europa
A análise global que a ECF fez às respostas dos candidatos ao Parlamento Europeu de toda a Europa, está exposta aqui.
Portugal destaca-se por ter sido o país com o maior número absoluto de candidatos a subscrever o compromisso, 58, e o quarto em termos de proporção relativa ao número de lugares de que dispõe no Parlamento Europeu, com 2.76 candidatos a subscrever o compromisso por lugar no PE.
Nós precisamos de ti
Contribuir
Tags
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP Europa eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArchives