cidadeciclavel

Anunciamos o lançamento de uma nova plataforma online promovida pela MUBi – Cidade Ciclável.

Não seria bom podermos andar de bicicleta na cidade para onde se quisesse? Um dos maiores obstáculos é a falta de lugares adequados para estacionar a bicicleta em segurança. Os bicicletários, como são chamados os estacionamentos para bicicletas, são criados para oferecer conforto e segurança aos ciclistas e funcionam também como promoção da utilização da bicicleta no dia-a-dia.

O Cidade Ciclável é um mapeamento de bicicletários que visa (1) dar visibilidade aos que existem, avaliar a sua qualidade e (2) assinalar os locais onde é necessário existirem mais.

Ao longo do último ano, estivemos nos bastidores a aprimorar este mapa colaborativo sobre parqueamentos para bicicleta. Simples, seguro, rápido, este site adapta-se a qualquer ecrâ (computador, tablet, telemóvel) e podes usá-lo como se de uma app se tratasse. Basta acederes a: https://cidadeciclavel.mubi.pt/

Queremos mais bicicletários nas cidades portuguesas, mas também queremos que eles sejam seguros e práticos.

Neste momento, há 3 equipas atentas à informação gerada em Aveiro, Lisboa e Setúbal, pronta para trabalhar esses dados e a colaborar com as Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais e empresas. Mas poderás usar o mapa em qualquer ponto do país, assinalando e avaliando bicicletários existentes ou pedindo e apoiando um pedido de novo bicicletário.

Este é um projecto que resulta da colaboração entre a MUBi e a Bike de Boa, um grupo fantástico de programadores do outro lado do Atlântico, no Brasil, autores da plataforma original. Os dados iniciais de Lisboa foram gentilmente cedidos pela Câmara Municipal de Lisboa.

A nossa visão é de cidades para todos, não apenas para ir e voltar, mas para se estar e parar. Gostaste deste projecto? Fala connosco.

O Cidade Ciclável é feito com dedicação por ciclistas, para ciclistas. É gratuito e aberto.

Participa! Usa a plataforma no teu dia-a-dia e contribui para uma cidade melhor. 

A cidade agradece!

Comments are closed.