No dia 13 de Dezembro de 2019, a MUBi assinalou a  comemoração do seu 10.º aniversário com um evento aberto aos seus associados, no espaço da Casa da Bicicultura.

Agradecemos à Casa da Bicicultura a forma sempre generosa com que nos tem recebido, desde a sua fundação.

Num fim de dia de sexta-feira, em época de festividades, estiveram presentes associados, simpatizantes, crianças e até cães, adeptos da mobilidade activa. Como combinado, levaram iguarias para o lanche partilhado.

Cerca das 19h30, o Mário Alves, um dos associados fundadores e membro da actual Direcção, fez um resumo e rescaldo desta década de vida, ativismo, intervenção, vitórias, desilusões, e resiliência da MUBi. 

Recordou-se a história da Associação, desde os primeiros anos, os processos iniciais da formação e formalização, aos eventos e participações, aos pareceres, aos projetos, às muitas ideias partilhadas e debatidas que surgiram pelo caminho pedalado e até aos resultados.

IMG_20191213_193414
Apresentação realizada por Mário Alves, membro fundador da MUBi e elemento da Direcção 2018-2020. Ver mais em https://mubi.pt/2019/06/22/a-mubi-faz-dez-anos/
IMG_20191213_200119
Tertúlia

Seguiu-se uma tertúlia onde se partilharam ideias e perspectivas sobre as experiência e preocupações dos utilizadores quotidianos no uso da bicicleta, trocas de ideias sobre o uso das vias de BUS restrito a velocípedes mas permitido a motociclos, a convivência entre os diferentes meios de transporte (automóvel particular, veículos de transporte de passageiros e/ou mercadorias) e os utilizadores da bicicleta, a distância mínima de segurança para ultrapassagem de velocípedes, a parca fiscalização dos comportamentos de risco. Debateu-se a necessidade de acalmia do tráfego motorizado no meio urbano, à semelhança do que tem vindo a ser adoptado em numerosas cidades europeias e a partilhada preocupação com a lentidão com que o poder político tem respondido aos apelos da sociedade para uma mudança efectiva no paradigma da mobilidade. Foi uma discussão entusiasmada e deveras interessante.

Durante o decorrer do evento, rodou um passatempo em modo de Quizz para testar o conhecimento dos presentes sobre a MUBi e a bicicleta, e servir de quebra-gelo para as conversas/debates mais acérrimos.

Quizz:

1. Q: Oficialmente, em que ano “nasceu” a bicicleta?
A: 1817. «The first verifiable claim for a practically used bicycle belongs to German Baron Karl von Drais, a civil servant to the Grand Duke of Baden in Germany. Drais invented his Laufmaschine (German for “running machine”) in 1817.»

2. Q: Porque se chamavam as bicicletas Penny-Farthing?
A: Por causa das moedas inglesas. «The name came from the British penny and farthing coins, the former being much larger than the latter, so that the side view resembles a larger penny leading a smaller farthing.»

3. Q: Quando foi a primeira Volta a Portugal em Bicicleta?
A: 1927. «A Volta é criada em 1927, tem o seu Regulamento publicado no jornal Os Sports de 4 de Fevereiro de 1927 e o primeiro itinerário realiza um desenho paralelo à linha da fronteira do continente português.»

4. Q: Qual o veículo mais eficiente em termos energéticos?
A: Velomobile

5. Q: Em 2016, Portugal era o maior exportador de bicicletas da Europa.Em 2018 Portugal ficou em que lugar desse ranking?
A: 3.º

6. Q: Nomear três sistemas de bicicletas partilhadas.
A: Lisboa = Gira
Ovar = BIAs
Aveiro = Bugas
Universidades = UBike
Cascais = Mobi Bicas
Vila do Conde = biConde
Viseu = MUV
Oliveira de Azeméis = BiclAZ

7. Q: Quem lançou no mercado, em 1987, o primeiro sistema de travões hidráulicos para bicicletas?
A: Magura

8. Q: Em que cidade e em que ano surgiu o primeiro movimento espontâneo de coincidência não organizada conhecido como Massa Crítica?
A: San Francisco, 1992 “The event originated in 1992 in San Francisco (typically held on the last Friday of every month);”

9. Q: Quantas e quais as secções locais da MUBi?
A: 4 secções: Aveiro, Lisboa, Porto e Setúbal.

10. Q: Qual o concelho português que mais usa a bicicleta?
A: Murtosa, Aveiro

11. Q: Quantos Bicycle Mayors há em Portugal? E em que cidades?
A: 2: Lisboa (Ana Pereira) e Braga (Mário Meireles).

12. Q: Quando rolaram as primeiras Giras em Lisboa?
A: Setembro de 2017. Foi lançado o piloto na Semana da Mobilidade de 2017.

Os associados vencedores levaram para casa mais de uma dezena de t-shirts da MUBi alusivas à distância mínima de segurança na ultrapassagem de velocípedes, 1,5 metros, incluída na alteração de 2013 ao Código da Estrada. O grande prémio: duas camisolas hoodies “MUBi – A Cidade Agradece”.

Os felizes vencedores, contemplados com uma camisola “MUBi – A Cidade Agradece”. Já encomendaste a tua?
Pão caseiro feito por três associados.

Que os próximos 10 anos de actividade da MUBi acompanhem uma transformação das cidades e localidades portuguesas, onde a convivência harmoniosa entre a bicicleta e as várias opções de mobilidade contribua para espaços públicos universalmente acessíveis, agradáveis e seguros, e a opção individual pela utilização da bicicleta como meio de transporte aconteça de forma natural, socialmente aceite, legalmente protegida e culturalmente integrada na sociedade portuguesa. Boas pedaladas!

Tags: ; ;
 

Comments are closed.