A Secção Local da MUBi Porto, em conjunto com a Associação Campo Aberto, a Delegação Norte da FPCUB e várias pessoas em nome individual, sugerem 22 propostas de melhoria das condições de mobilidade na cidade do Porto, com vista a serem integradas no novo Plano Diretor Municipal da Câmara Municipal do Porto.


O grupo de trabalho defende um sistema de mobilidade urbano verdadeiramente resiliente, mais limpo e fundamentalmente centrado na melhoria da qualidade de vida e saúde de cidadãos e cidadãs e na ampliação da vivência do espaço público.

Eis as 22 propostas:
1. Inverter a lógica atual de primazia do automóvel na hierarquização da infraestrutura de transporte
2. Reduzir a velocidade rodoviária tornando todas as ruas de «provimento local» em ruas de coexistência ou zonas 30
3. Redefinir valores mínimos de estacionamento para novos empreendimentos de habitação multifamiliar e isentar a dotação mínima de estacionamento para uso turístico
4. Reduzir o tráfego na VCI como via de atravessamento da Área Metropolitana do Porto
5. Dar mais tempo aos peões nas passagens semaforizadas em detrimento do automóvel
6. Criar Zonas de Emissões Reduzidas (ZER) na cidade
7. Complementar a rede de ciclovias proposta com a densificação da rede estruturante e garantir a segurança dos ciclistas
8. Facilitar a articulação da rede de ciclovias a nível intermunicipal
9. Alargar a rede de parqueamento para bicicletas (bicicletários) e definir um número mínimo de lugares
10. Criar um sistema público de bicicletas partilhadas
11. Potenciar as ruas de coexistência, Zonas 30 e Zonas XXI como complemento da rede ciclável
12. Assegurar 1,5 metros de largura mínimos de passeio livre de obstáculos em todas as ruas da cidade
13. Criar espaços e ruas pedonais em cada bairro
14. Alargar a rede de corredores de BUS de elevada qualidade e a ferrovia ultraligeira
15. Melhorar as condições de espera nas paragens de autocarros
16. Alargar a rede de metro enquanto parte integrante de um sistema intermodal de transportes
17. Criar parques de estacionamento periféricos em locais estratégicos
18. Uniformizar as condições de acessibilidade e segurança nas passadeiras
19. Tornar todos os edifícios públicos acessíveis e alargar o Sistema de Itinerários Acessíveis
20. Criar zonas de travessia de peões na diagonal
21. Aumentar o número de lugares de estacionamento destinados a pessoas com mobilidade condicionada
22. Garantir que o piso dos passeios seja seguro e confortável para todos

As propostas detalhadas podem ser conhecidas aqui.

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