Os primeiros contratos referentes à construção de ciclovias intermunicipais do programa Portugal Ciclável 2030 foram ontem assinados na cerimónia que decorreu em Odivelas. O Fundo Ambiental garante que as novas ciclovias serão executadas segundo as melhores normas técnicas. Ministro do Ambiente não resiste e foi pedalar.

A MUBi esteve ontem presente na cerimónia de Assinatura de Contratos referentes ao 1º Aviso do Fundo Ambiental: Portugal Ciclável – Construção de Ciclovias, lançado em 2019. Com recurso a esta linha de financiamento, está prevista a execução de 9 ciclovias que farão a ligação entre municípios, promovendo a utilização da bicicleta nas deslocações interurbanas.

O Portugal Ciclável 2030 (PC2030) prevê, até 2030, a construção de mil quilómetros de ciclovias com um investimento de 300 milhões de euros. Este investimento contribuirá para as metas que o Governo estabeleceu na Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável (ENMAC) 2020-2030, que pretende que, na presente década, Portugal alcance a quota modal média de viagens em bicicleta  do resto da Europa, e que pelo menos uma em cada dez deslocações nas cidades portuguesas seja feita em bicicleta. A MUBi tem, aliás, defendido que o programa Portugal Ciclável 2030 passe a ser parte integrante da própria ENMAC 2020-2030.

Simbolicamente representantes das várias entidades envolvidas foram convidados a assinar os contratos para execução da infraestrutura ciclável. As ligações por ciclovias serão feitas entre os municípios Lisboa – Odivelas, Lisboa – Loures (2 ligações), Lisboa – Oeiras, Lisboa – Amadora, Amadora – Odivelas, Amadora – Sintra, Odivelas – Loures, Fundão – Covilhã.

Assinatura dos contratos para novas ciclovias intermunicipais

Segundo Alexandra Carvalho, directora do Fundo Ambiental, estas ciclovias serão construídas segundo as melhores normas técnicas em vigor para infraestruturas cicláveis. Relativamente ao 2º Aviso do Fundo Ambiental, de 2020, deu conta de que foram submetidas 19 candidaturas e que os resultados sairão em breve.

No final da cerimónia, o Ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, inaugurou o parque para velocípedes junto à estação do Metropolitano do Sr. Roubado. Ao ver uma bicicleta da equipa da MUBi, não resistiu e quis pedalar!


Esperamos que, com esta volta de bicicleta, o Governo ganhe pedalada para fazer avançar a implementação da Estratégia Nacional de Mobilidade Activa Ciclável.

+ informação sobre o 1º Aviso do Fundo Ambiental: www.fundoambiental.pt/avisos-anteriores/avisos-2019/mitigacao-das-alteracoes-climaticas/construcao-de-ciclovias-no-ambito-do-portugal-ciclavel.aspx
+ informação sobre o 2º Aviso do Fundo Ambiental: www.fundoambiental.pt/avisos-2020/mitigacao-das-alteracoes-climaticas/construcao-de-ciclovias-no-ambito-do-portugal-ciclavel.aspx

Comments are closed.