BUGAs no passeio, não!
A MUBi e a ACAPO apelam à Câmara Municipal de Aveiro para que não instale as estações da nova BUGA sobre os passeios. Infraestruturas e equipamentos para a utilização da bicicleta devem ser implementados em espaço retirado ao automóvel, como as associações têm vindo a alertar, e tal como indicam os manuais de boas práticas na área da mobilidade.

É com grande entusiasmo que observamos que, ao fim de tantos anos de promessas, o novo sistema de bicicletas partilhadas de Aveiro (BUGA 2) está finalmente a ser implementado. Em cidades com uma quota modal de deslocações em bicicleta ainda incipiente (<10%), os sistemas de bicicletas partilhadas têm uma grande importância na normalização da imagem da bicicleta como modo de transporte, além de promoverem e facilitarem a sua experimentação.
Esperamos que a autarquia tenha já preparado o modelo de operação do sistema, nomeadamente ao nível do rebalanceamento de bicicletas por estação e da manutenção das bicicletas e equipamentos, e que este possa entrar em funcionamento muito em breve. Seria também desejável que a Câmara Municipal estivesse já a trabalhar na expansão do sistema.
Contudo, não podemos aceitar que as estruturas das estações da nova BUGA estejam, em muitos dos locais da rede, a ser instaladas em passeios. Estas situações prejudicam todas as pessoas que andam a pé, mas principalmente aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida, e muito especialmente pessoas com deficiência visual, dada a sua maior dificuldade em ultrapassar obstáculos ou mesmo aperceber-se da sua presença.
Como indicam os manuais nesta área, e tal como a MUBi já por diversas vezes alertou a autarquia, as infraestruturas e equipamentos para utilização da bicicleta devem ser instalados em espaço retirado ao automóvel, por exemplo, eliminando lugares de estacionamento.
Neste sentido, a MUBi e a ACAPO apelam à Câmara Municipal para que faça as correcções necessárias nas estações que já começou a instalar e não cometa o mesmo erro — contrariando as boas práticas de mobilidade — nas que ainda falta instalar.
Por fim, lamentamos a falta de informação e de participação pública neste projecto, como infelizmente é prática habitual desta autarquia. É sabido que os sistemas falham quando não se ouvem os futuros utilizadores.
Rui Igreja, dirigente da MUBi e coordenador da Secção Local de Aveiro, realça que “colocar bicicletas nos passeios ou espaços pedonais é um erro. Estamos a criar conflitos entre peões e utilizadores de bicicleta e a passar a mensagem de que o carro é intocável. Quando o que queremos é precisamente o contrário: reduzir a presença e utilização do automóvel na cidade e criar espaços públicos mais confortáveis, seguros e inclusivos para todas as pessoas.”
O presidente da delegação da ACAPO do distrito de Aveiro, Jorge Anjos, acrescenta: “Tanto a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no seu artigo 9º sobre acessibilidade, como a legislação nacional – o Decreto-Lei n.º 163/2006 – prevêem a identificação e eliminação de obstáculos e barreiras na via pública. Ao colocar estações de bicicletas no passeio, a Câmara Municipal de Aveiro está a fazer o oposto daquilo que é exigido por lei.”
MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
https://mubi.pt geral@mubi.pt
ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal
https://www.acapo.pt dn@acapo.pt
Aveiro, 25 de Novembro de 2021
Nós precisamos de ti
Contribuir
Tags
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP Europa eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArchives