Inquirimos o novo Vereador sobre o estado da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) e o Plano Municipal de Segurança Rodoviária (PMSR), e da criação de uma Comissão para a Mobilidade, três medidas importantes propostas no nosso documento Lisboa: por uma Cidade Viva e Acessível | MUBi e com as quais o Executivo já se tinha comprometido anteriormente com a MUBi.
Foi-nos transmitido que essas três medidas estão consideravelmente atrasadas face aos prazos que nos foram indicados na reunião anterior com a equipa do anterior Vereador da Mobilidade (Ângelo Pereira), em 2022:

  • O concurso internacional para o PMUS não foi ainda lançado (apesar da promessa anterior de tal acontecer ainda em 2022). Recordamos que Lisboa é a única capital europeia sem um documento deste género.
  • O desenvolvimento do PMSR não teve progressos relevantes desde a nossa anterior reunião com a Vereação da Mobilidade (em outubro de 2022). Na altura, ainda se aguardava por pareceres dos vários serviços da Câmara sobre a versão do PMSR preparada pelo anterior Executivo.
  • A Comissão para a Mobilidade e Transportes não foi ainda criada.

Transmitimos a nossa preocupação face a estes atrasos em medidas tão importantes e que, no caso do PMUS e PMSR, já tinham sido assumidas por este Executivo como medidas essenciais na sua política de mobilidade.

Comunicámos também a nossa discordância pelo facto de, após mais de um ano de mandato deste Executivo, outras medidas que são essenciais e urgentes no que diz respeito à mobilidade sustentável estarem quase todas adiadas e a aguardar a conclusão de “estudos”, “auditorias” e, finalmente, remetidas para o PMUS e PMSR.

Desejamos ao novo Vereador o maior sucesso em reverter o estado preocupante das políticas de mobilidade deste Executivo, mostrando-nos, como sempre, disponíveis para trabalharmos juntos na criação e consolidação de uma cidade mais humana, segura, descarbonizada, sustentável e mais preparada para fazer face aos desafios presentes e futuros.

Tags: ; ; ;
 

Comments are closed.