Com o objectivo de inspirar e incentivar mais mulheres a usarem a bicicleta no seu dia a dia, a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta criou o projecto Mais Mulheres a Pedalar, que visa incluir uma perspetiva de género no planeamento da mobilidade e do espaço público urbano.

Uma das prioridades da MUBi é sensibilizar para a inclusão das mulheres na mobilidade ativa. Assim, para assinalar o dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, foram convidadas 8 mulheres para, em https://maismap.mubi.pt, darem a conhecer as suas experiências, lutas e percepções diárias enquanto utilizadoras regulares da bicicleta como meio de deslocação.

Recorde-se que em 2022, também por ocasião do 8 de Março, a MUBi divulgou um manifesto com um conjunto de reivindicações por um ambiente urbano e de mobilidade mais propício ao uso da bicicleta — “Mais mulheres a pedalar: manifesto por uma cidade inclusiva”

No manifesto, que se mantém perfeitamente actual naquilo que exige à sociedade e aos decisores políticos, ambiciona-se ambientes urbanos universais e acessíveis a todas as pessoas, independentemente do seu género, idade, etnia, religião, nacionalidade e orientação sexual.

Na esteira do manifesto, o site +MAP – Mais Mulheres a Pedalar pretende vir a ser um espaço para criar comunidade em torno das questões de género, abordando as lacunas evidentes no que toca à utilização da bicicleta pelas mulheres (apesar de haver uma evolução positiva, em 2020, apenas 26% das pessoas a usar a bicicleta em Lisboa eram mulheres*) e derrubando preconceitos e obstáculos sociais.

Pretende-se assim:

  • Incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e modo de libertação humana, económica e social.
  • Influenciar políticas públicas e agentes sociais, promovendo a reflexão sobre questões de género e de acessibilidade ao espaço público e mobilidade ativa.
  • Esclarecer acerca de narrativas dominantes sobre papéis sociais e dificuldades, obstáculos, práticas e mitos sociais instituídos relacionados com o uso da bicicleta.
  • Partilhar experiências, dificuldades e conquistas entre pares, enquanto espaço de valorização, livre de restrições e aberto ao diálogo.
  • Desafiar mais mulheres a pedalar, tornando assim as cidades mais diversas, mais seguras, mais justas e mais humanas.
  • Sensibilizar o universo masculino para uma maior consciencialização do seu privilégio na sociedade, particularmente relacionado com o planeamento urbano e infraestrutura para uso da bicicleta.

O +MAP – Mais Mulheres a Pedalar está integrado num projecto mais abrangente para tornar a cidade de Lisboa mais inclusiva — a plataforma Cidade Ciclável, que a MUBi está a melhorar para ser mais completa e incluir novas funcionalidades, à luz das necessidades específicas das mulheres e grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas LGBTI).

O +MAP – Mais Mulheres a Pedalar está integrado num projecto mais abrangente para tornar a cidade de Lisboa mais inclusiva — a plataforma Cidade Ciclável, que a MUBi está a melhorar para ser mais completa e incluir novas funcionalidades, à luz das necessidades específicas das mulheres e grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas LGBTI).

Este projecto está a ser desenvolvido no âmbito do Urban Mobility Innovators – Voxpop, co-financiado pela European Urban Initiative e pela Câmara Municipal de Lisboa, que procurou soluções digitais inovadoras para ajudar a resolver os desafios de mobilidade de comunidades mais vulneráveis em Lisboa. 

Com o Cidade Ciclável – Mais Mulheres a Pedalar, a MUBi pretende alcançar uma maior justiça social e de género na utilização da bicicleta, possibilitando o registo de ocorrências de assédio rodoviário e zonas de perigo, ajudando não só os utilizadores e as utilizadoras da bicicleta a tomar decisões mais seguras, mas também os decisores políticos na identificação de áreas problemáticas.

O conjunto de conteúdos do Cidade Ciclável irá ser substancialmente melhorado, numa lógica de co-construção, decisões informadas e participadas, contribuindo para criar um ecossistema de mobilidade mais acessível e inclusiva.

*Rosa Félix et al. 2021

+MAP – Mais Mulheres a Pedalar – https://maismap.mubi.pt

Comments are closed.