Kidical Mass Porto & Matosinhos, 6 de Maio, 2023

Não o podemos negar, as nossas expectativas eram elevadas para esta edição 2023 da Kidical Mass. A edição anterior tinha passado um pouco ao lado, a participação não foi a que esperávamos, por isso, não foi um verdadeiro sucesso.

Em contraste com isto, havia todos os relatos esperançosos que nos chegavam de outras partes do mundo; estavam planeados mais de 500 eventos em todo o mundo, Bruxelas até organiza um Kidical Mass semanal,…   Tornou-se claro que tínhamos de ser destemidos e foi o que fizemos.

Passo 1 – Comunicação: Fizemos ver que não estávamos sozinhos na nossa demanda. Afinal, muitas famílias estão convencidas da utilidade de andar de bicicleta, especialmente numa cidade como a nossa, onde o tempo ideal para andar de bicicleta prevalece na maior parte do tempo. Assim, centenas de e-mails foram enviados com meses de antecedência a todas as escolas, associações de pais, clubes desportivos e associações afins, anunciando a nossa acção e perguntando se queriam apoiar-nos ou participar na Kidical Mass.

Passo 2 – Reuniões: Um mês antes do dia D, um núcleo duro reuniu-se e apercebemo-nos de que estávamos no caminho certo, todos estavam super entusiastas, mas também sabíamos que podíamos ir mais longe. Mandámos imprimir panfletos, cartazes e bandeiras de bicicleta, que distribuímos e afixámos em locais e horas estratégicos. Se não funcionar desta vez, a culpa não será nossa, pensámos nós.

Dia D, menos 3: Uma frente de chuva aproxima-se. Os primeiros emojis duvidosos chegam aos nossos grupos de Whatsapp.

Dia D menos 2: É quase certo que o Kidical Mass vai realizar-se à chuva. Não há problema para nós ciclistas diários, mas convencer uma família de ciclistas esporádicos a pedalar num sábado cinzento e ventoso? Esperar para ver.

Dia D menos 1. O grupo de Whatsapp está a dar o alarme. Como é que vamos fazer isso? Não seria melhor adiá-lo? Ou mesmo cancelar?

Dia D, sábado, 6 de Maio de 2023, 06h45. Sou acordado pela chuva forte que bate nas janelas. Olho para fora, tempo de merda. Não entrem em pânico, acontece com mais frequência aqui no Porto. “Vai passar”. Verifico a previsão do tempo, chuva de manhã, sol a partir do meio-dia. Estão a ver?

Kidical Mass Porto & Matosinhos. Como é tradição, organizamos dois percursos diferentes que se encontram no caminho para fazer o último troço juntos e fazer um piquenique no parque da cidade: um percurso parte de Matosinhos, outro do centro do Porto. Para poder contar com a participação de todos, principalmente os mais pequenos, traçámos um percurso que é sempre a descer, ou plano, nunca a subir. E há que dizer que tivemos um percurso bonito, passando pela Casa da Música, atravessando a pitoresca Foz do Douro, pedalando com o vento nos cabelos ao longo do Oceano Atlântico até ao Castelo de Queijo, onde nos esperava uma recepção calorosa do grupo de Matosinhos. Subo rapidamente para uma plataforma para tirar algumas fotografias e fazer um vídeo e mal posso acreditar no que vejo. Calculo que tenham participado  quase 200 pessoas nos dois percursos! Muitas mães e pais com os seus filhos (o mais novo tem apenas quatro anos e segue na sua bicicleta de equilíbrio!), novas bicicletas de carga dedicadas, bicicletas antigas, bicicletas de corrida, não importava, muitas tinham um cartaz e pediam apenas uma coisa: mais infra-estruturas para ciclistas nesta cidade fantástica, menos carros, zonas 30, A RUA TAMBÉM É NOSSA! Esperemos que este conto de fadas não passe despercebido, esperemos que esta questão chegue às secretárias dos políticos e que compreendam que é preciso construir rapidamente uma cidade para os seus habitantes e não para ter um transporte de automóvel privado super-rápido ou para o crescimento económico, independentemente das consequências ecológicas. Sem pessoas felizes, não há cidade. Sem movimento, não há pessoas felizes.

A chegada ao Castelo do Queijo.
O mar de gente à beira-mar.

Em retrospectiva, esta edição do Kidical Mass no Porto e em Matosinhos foi um grande sucesso e, antes de mais, temos de agradecer a nós próprios. Graças à MUBi e a muitos outros colaboradores, tornámo-la uma verdadeira festa e continuará a sê-lo! Não nos contentaremos com menos, apenas com mais e melhor. Até dia 24 de Setembro.

Dring, dring.

MUBi Porto

Comments are closed.