Em Portugal, apesar de algumas primeiras experiências nessa direcção – BiCas em Cascais e Bugas em Aveiro, para referir as mais conhecidas – não existe ainda um sistema de partilha de bicicletas em meio urbano de cariz essencialmente utilitário, pensado como alternativa ou complemento a outros meios de transporte.

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou em 2008 uma proposta para a criação de um sistema de partilha de bicicletas (“bikesharing“), de 3ª geração, o primeiro em Portugal, que foi chumbado na Assembleia Municipal nesse ano. Actualmente decorre ainda um concurso público por diálogo concorrencial.

Para saber mais sobre sistemas de partilha de bicicletas e a sua importância para Lisboa, leia este texto.

A MUBi tem vindo a acompanhar o processo de implementação deste primeiro sistema moderno de partilha de bicicletas em Portugal, procurando que este dê resposta às necessidades reais dos ciclistas urbanos e do esquema de mobilidade da cidade de Lisboa, dando assim um bom mote para outras cidades portuguesas.

Dado o interesse que esta iniciativa gera na comunidade de ciclistas urbanos e mesmo não-ciclistas, a MUBi procurou intervir neste processo, por forma a partilhar as perspectivas e a fazer ouvir na CML as preocupações de quem já utiliza bicicleta na cidade no dia-a-dia. Nesse sentido, em 2009 foi solicitada à CML uma audiência com o vereador responsável pelo projecto, que teve lugar a 15 de Março de 2010 (ver acta aqui). No seguimento dessa reunião, a MUBi foi convidada a avaliar um modelo de bicicletas a utilizar no sistema, avaliação que foi feita durante uma semana de uso quotidiano e cujo relatório final foi disponibilizado à CML.

Numa outra reunião realizada em Janeiro de 2011, foi-nos indicado pelo vereador José Sá Fernandes que o projecto se encontra actualmente num compasso de espera, por dificuldades de financiamento, mas que há perspectivas de resolução do mesmo.

A MUBi continuará a acompanhar este processo, tentando influenciar a implementação de acordo com as melhores práticas a nível internacional e tendo como objectivo último o incremento de alternativas e a melhoria das condições globais de mobilidade na cidade de Lisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *