A MUBi associou-se à ECF
A candidatura da MUBi a membro da ECF – European Cyclist’s Federation foi aceite na última AGM, que teve lugar em Sevilha, pouco antes do início da conferência Velo-City.
Aqui fica a introdução de candidatura que enviámos em Fevereiro.
Quem é a MUBi?
A MUBi é uma nova organização portuguesa de utilizadores de bicicleta essencialmente para transporte, muitos anteriormente envolvidos em outros movimentos e iniciativas locais pró-bicicleta. A maioria dos membros é da Área Metropolitana de Lisboa, e quase todos os actuais membros “activos” são da própria cidade de Lisboa. Apesar de ser local na sua constituição, o alcance da MUBi é nacional, uma vez que está baseada na capital e lida com questões de nível nacional. A “fotografia” actual” revela uma base de associados de 24 % de mulheres, 76 % de homens, dos 20 aos 66 anos de idade numa média de 34, e 80 % dos membros a usar a bicicleta para transporte de algumas a várias vezes por semana.
O que faz a MUBi?
A MUBi só arrancou realmente há poucos meses, após a sua constituição em meados de 2009, com energia e dinâmica renovadas. Estamos a trabalhar em:
- desenvolver novos projectos próprios
- estabelecer cooperação internacional com outros grupos
- monitorizar projectos públicos nacionais
Temos um plano de acção de 3 vectores:
- programas orientados para a comunidade ciclista (para envolver, pôr em contacto e empoderar os ciclistas actuais, os novos e os veteranos)
- parcerias com actores públicos e privados (para promover a melhoria das condições para o uso da bicicleta através da educação e do lobby das autoridades nacionais e locais sobre os direitos, necessidades e benefícios sociais dos ciclistas, e da criação de incentivos e ferramentas para empresas e outras entidades melhor acomodarem, servirem e valorizarem os seus utentes, clientes e parceiros utilizadores de bicicleta).
- comunicação externa (usar os media – os convencionais e as novas redes sociais e web 2.0 – para educar a população geral acerca dos direitos dos ciclistas e o papel positivo destes na criação de melhores cidades e melhor mobilidade para todos, e para divulgar os benefícios pessoais do uso da bicicleta).
Por que gostaria a MUBi de se associar à ECF?
Para cooperar a um nível transnacional na promoção de melhores condições para o uso da bicicleta como meio de transporte nacional e internacionalmente dentro da União Europeia. Para usar o trabalho acumulado da ECF disponível e estabelecer redes de comunicação e cooperação como base de partida para definir as nossas próprias cartas de princípios, para aprender com outros, e também para partilhar as nossas próprias experiências e perspectivas.
Aproveitámos esta oportunidade também para enviar um de nós à Velo-City, para fazer contactos com outras associações, nomeadamente as espanholas, dada a proximidade geográfica e cultural, e para trazer de volta experiências, conhecimentos e perspectivas no tema da bicicleta interessantes e úteis.
Nós precisamos de ti
Contribuir
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP Europa eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo