A candidatura da MUBi a membro da ECF – European Cyclist’s Federation foi aceite na última AGM, que teve lugar em Sevilha, pouco antes do início da conferência Velo-City.

 

ECF

 

Aqui fica a introdução de candidatura que enviámos em Fevereiro.

Quem é a MUBi?

A MUBi é uma nova organização portuguesa de utilizadores de bicicleta essencialmente para transporte, muitos anteriormente envolvidos em outros movimentos e iniciativas locais pró-bicicleta. A maioria dos membros é da Área Metropolitana de Lisboa, e quase todos os actuais membros “activos” são da própria cidade de Lisboa. Apesar de ser local na sua constituição, o alcance da MUBi é nacional, uma vez que está baseada na capital e lida com questões de nível nacional. A “fotografia” actual” revela uma base de associados de 24 % de mulheres, 76 % de homens, dos 20 aos 66 anos de idade numa média de 34, e 80 % dos membros a usar a bicicleta para transporte de algumas a várias vezes por semana.

O que faz a MUBi?

A MUBi só arrancou realmente há poucos meses, após a sua constituição em meados de 2009, com energia e dinâmica renovadas. Estamos a trabalhar em:

  • desenvolver novos projectos próprios
  • estabelecer cooperação internacional com outros grupos
  • monitorizar projectos públicos nacionais

Temos um plano de acção de 3 vectores:

  • programas orientados para a comunidade ciclista (para envolver, pôr em contacto e empoderar os ciclistas actuais, os novos e os veteranos)
  • parcerias com actores públicos e privados (para promover a melhoria das condições para o uso da bicicleta através da educação e do lobby das autoridades nacionais e locais sobre os direitos, necessidades e benefícios sociais dos ciclistas, e da criação de incentivos e ferramentas para empresas e outras entidades melhor acomodarem, servirem e valorizarem os seus utentes, clientes e parceiros utilizadores de bicicleta).
  • comunicação externa (usar os media – os convencionais e as novas redes sociais e web 2.0 – para educar a população geral acerca dos direitos dos ciclistas e o papel positivo destes na criação de melhores cidades e melhor mobilidade para todos, e para divulgar os benefícios pessoais do uso da bicicleta).

Por que gostaria a MUBi de se associar à ECF?

Para cooperar a um nível transnacional na promoção de melhores condições para o uso da bicicleta como meio de transporte nacional e internacionalmente dentro da União Europeia. Para usar o trabalho acumulado da ECF disponível e estabelecer redes de comunicação e cooperação como base de partida para definir as nossas próprias cartas de princípios, para aprender com outros, e também para partilhar as nossas próprias experiências e perspectivas.

Aproveitámos esta oportunidade também para enviar um de nós à Velo-City, para fazer contactos com outras associações, nomeadamente as espanholas, dada a proximidade geográfica e cultural, e para trazer de volta experiências, conhecimentos e perspectivas no tema da bicicleta interessantes e úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *