Projecto VOCA: relatório do encontro de Viena – Parte V
Esta é a Parte V do relatório do 3º encontro do projecto Volunteers of Cycling Academy (VOCA), que decorreu de 28 de Março a 4 de Abril de 2012 em Viena, Áustria. Veja aqui a Parte IV deste relatório.
Relatório do encontro – Parte V: dias 1 a 4 de Abril
Dia 1 de Abril
Este dia foi passado no ARGUS Bike Festival! Este festival teve cerca de 100 mil visitantes, e a Parada teve 3.000 participantes, menos que no ano anterior devido a uma vaga de frio que tornou o dia menos simpático para estar na rua.
O festival inclui exposição de marcas e lojas, bicicletas engraçadas/especiais para experimentar, zona de testes de condução, zona de exibições desportivas, feira de antiguidades, etc.
Em Lisboa não temos nada assim, infelizmente. O único festival de bicicletas que temos é o Festival Bike Portugal, mas decorre em Santarém e não no centro da cidade, e da capital, além de ser um festival focado no desporto. A Parada é uma oportunidade de fazer um passeio pela cidade, pelas avenidas principais (que em Viena são vedadas às bicicletas, estas são segregadas em ciclovias), que naquela tarde são interditas ao trânsito automóvel, e em que as pessoas levam as suas biclas mais especiais, antigas, engraçadas, ou simplesmente saem com as crianças, por exemplo. Bicicletas antigas/históricas, Penny Farthings, patinetes, uniciclos, bicicletas e triciclos reclinados, bicicletas de cauda longa, bicicletas dobráveis, atrelados diversos, bicicletas eléctricas, fixies, triciclos de carga, estão a ver a ideia.
Dias 2 a 4 de Abril
Nestes dias teve lugar uma excursão alargada, com membros do VOCA e da ECF, “Danube Cycle Tour”, de Viena a Melk.
Foi bom para estimular discussão e troca de experiências com membros mais séniores da ECF, e deu-nos a oportunidade de conhecer zonas mais rurais, e algumas localidades mais pequenas, complementando a experiência e observações de Viena.
Há um factor em comum entre Viena e as vilas que visitámos: são espaços agradáveis para andar e para estar, sem tráfego automóvel em volume ou velocidade comparáveis a Lisboa ou os seus subúrbios. E entre elas há geralmente vias agrícolas, bem asfaltadas, óptimas para os ciclistas irem de uma vila à outra sem terem que usar as estradas tipo “estrada nacional”, porque não têm quase tráfego automóvel nenhum. Isto é bom para os turistas mas também para qualquer pessoa que se queira deslocar entre localidades e não queira ter que pegar no carro para tal.
Podem aceder às nossas fotos de todo o encontro aqui. E à página do encontro aqui.
The present material is produced with the European Union financial support and highlight only the view of the authors and thus, the European Commission is not responsible for any of the information contained within the present material.
Nós precisamos de ti
Contribuir
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP Europa eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo