Carta Aberta ao Exm.º Sr.º Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa,

A conferência anual Velo-City, promovida pela European Cycling Federation, é o evento de maior projeção internacional sobre a bicicleta, enquanto meio de transporte em meio urbano.

Foi aberta recentemente a chamada para candidaturas à realização da conferência Velo-City 2017, a realizar na Primavera do mesmo ano. A organização desta conferência oferece às respetivas cidades uma larga projeção mediática nacional e internacional, mas, acima de tudo, permite-lhes acelerar a sua afirmação, enquanto espaços urbanos modernos e amigos das pessoas.

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) acredita que a eventual realização da Conferência Velo-City em Lisboa traria importantes impactes positivos de:

  • Exposição pública local dos benefícios da utilização da bicicleta em meio urbano;

  • Viabilização social e política de medidas locais ambiciosas de promoção da bicicleta e outros modos de deslocação amigos das pessoas, e seu reconhecimento público a posteriori;

  • Projeção nacional e internacional de Lisboa, enquanto cidade empenhada na adoção de boas práticas de mobilidade;

  • Transferência de conhecimento e boas práticas internacionais para cidadãos, técnicos, políticos e empresas de Lisboa e país;

  • Afirmação internacional da imagem de Lisboa e de Portugal, enquanto destino de negócios, conferências e turismo.

Acreditamos que este poderá ser o momento certo para Lisboa se candidatar à sua realização, através de uma candidatura mobilizadora. Para que o seja, mas sobretudo para uma melhor qualidade de vida dos lisboetas e visitantes, é fundamental – como tem Vossa Exa. defendido publicamente, assim como outros membros do seu executivo – que as políticas de mobilidade sustentável e amigas das pessoas atinjam neste mandato legislativo uma dimensão efetivamente ambiciosa.

A MUBi vem por este meio propor que a cidade de Lisboa leve a cabo uma candidatura mobilizadora à realização da conferência Velo-City 2017, e disponibilizar-se para colaborar na sua preparação.

O Velo-City tem vindo a afirmar-se como o grande evento mundial da bicicleta.

Nele se reúnem centenas de profissionais, que, durante quase uma semana, refletem sobre a bicicleta, sendo igualmente uma enorme festa em prol da mobilidade sustentável e da qualidade de vida nas cidades.

Nos últimos anos, o Velo-City tem-se transformado de uma mera conferência para profissionais, num evento que altera os hábitos e formatos de diálogo entre instituições e sociedade civil.

A MUBi está consciente do enorme desafio, principalmente no momento de crise económica que atravessamos. Mas, acreditamos também que este é um momento único na história da cidade – com a utilização da bicicleta a crescer a olhos vistos a cada dia que passa. Acreditamos, também, que Portugal ocupa um espaço único na economia ligada à bicicleta – a expressão empresarial  e  empregadora  nas  vertentes  da  produção  e  integração  de  componentes é enorme e produz riqueza  (cerca de 50 empresas, 2500 empregos e 180 milhões de euros de exportações anuais).

Além disso, Portugal, e em especial Lisboa, como destinos de conferências, gozam de uma reputação internacional que, só por si, são já um enorme convite a serem visitados. Em passados eventos internacionais, mostrámos que sabemos receber com hospitalidade, entusiasmo e responsabilidade.

Assim, apelamos à união de todos para que possamos receber em Lisboa este evento em 2017. Vamos pedalar por esta ideia!

Tags: ; ; ;
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *