Ciclo de conversas | Lisboa: por uma cidade viva e acessível
MUBi organiza ciclo de conversas sobre os desafios presentes e futuros relativos à mobilidade na cidade de Lisboa. As 4 sessões irão decorrer em Junho e Julho e contarão com a participação de 12 associações que trabalham nas áreas da mobilidade, acessibilidade e ambiente. A primeira sessão é já esta quarta-feira, em Alcântara.

Após ter publicado o documento Lisboa: por uma Cidade Viva e Acessível, que contou com o apoio de 11 Associações, a MUBi encontra-se a organizar um ciclo de conversas sobre os desafios presentes e futuros da mobilidade, acessibilidade, ambiente e segurança no espaço público. Pretende-se desta forma abrir o debate público juntamente com as associações envolvidas, e permitindo a participação de todas as pessoas que, como nós, gostariam de ter uma cidade viva, mais humana, acessível e com impacto neutro no clima até 2030.
Serão quatro sessões — duas no mês de Junho e duas em Julho — centradas nos quatro eixos fundamentais do documento: Planear o futuro, Proteger o dia-a-dia, Desenhar para todos, Activar a mobilidade.
As conversas decorrem na livraria Ler Devagar, na Lx Factory, em Alcântara, nos dias 8 e 23 de Junho e 11 e 21 de Julho, entre as 19h00 e as 20h30.
Programa




Para Inês Pascoal, presidente da MUBi, “Lisboa tem vivido numa carência de uma política forte, estruturada e congruente, que dê resposta aos problemas de mobilidade e acessibilidade. Surgem cada vez mais iniciativas de cidadãos, como manifestações ou cartas abertas, mas que dificilmente permitirão por si só alcançar justiça social e ambiental, pois é difícil mudar a cidade, sem mudar previamente as estruturas e processos de governança. Precisamos de encontrar uma organização social, política e urbana alternativa – que fomente processos de participação pública eficientes, estruturados e transparentes. Este ciclo de conversas vem-nos lembrar do real impacto que a sociedade civil pode e deve ter na definição das políticas públicas de uma cidade. Pretende-se mais e melhor planeamento das nossas cidades, amplamente participado.”
Estas iniciativas contam com o apoio da Livraria Ler Devagar e do Lisboa para Pessoas.
Para mais informações sobre o ciclo de conversas, acompanhar o evento no Facebook.
Nós precisamos de ti
[otw_shortcode_button href=”https://mubi.pt/ser-associado/” size=”medium” icon_position=”left” shape=”round”]Junta-te a nós, associa-te![/otw_shortcode_button]
Contribuir
[otw_shortcode_button href=”https://mubi.pt/fazer-donativo/” size=”medium” bgcolor=”#50B827″ icon_position=”left” shape=”round”]Fazer um donativo[/otw_shortcode_button]
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC Europa eventos fundo ambiental governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo