MUBi organiza ciclo de conversas sobre os desafios presentes e futuros relativos à mobilidade na cidade de Lisboa. As 4 sessões irão decorrer em Junho e Julho e contarão com a participação de 12 associações que trabalham nas áreas da mobilidade, acessibilidade e ambiente. A primeira sessão é já esta quarta-feira, em Alcântara.

Após ter publicado o documento Lisboa: por uma Cidade Viva e Acessível, que contou com o apoio de 11 Associações, a MUBi encontra-se a organizar um ciclo de conversas sobre os desafios presentes e futuros da mobilidade, acessibilidade, ambiente e segurança no espaço público. Pretende-se desta forma abrir o debate público juntamente com as associações envolvidas, e permitindo a participação de todas as pessoas que, como nós, gostariam de ter uma cidade viva, mais humana, acessível e com impacto neutro no clima até 2030.

Serão quatro sessões — duas no mês de Junho e duas em Julho — centradas nos quatro eixos fundamentais do documento: Planear o futuro, Proteger o dia-a-dia, Desenhar para todos, Activar a mobilidade.

As conversas decorrem na livraria Ler Devagar, na Lx Factory, em Alcântara, nos dias 8 e 23 de Junho e 11 e 21 de Julho, entre as 19h00 e as 20h30.

Programa

Para Inês Pascoal, presidente da MUBi, “Lisboa tem vivido numa carência de uma política forte, estruturada e congruente, que dê resposta aos problemas de mobilidade e acessibilidade. Surgem cada vez mais iniciativas de cidadãos, como manifestações ou cartas abertas, mas que dificilmente permitirão por si só alcançar justiça social e ambiental, pois é difícil mudar a cidade, sem mudar previamente as estruturas e processos de governança. Precisamos de encontrar uma organização social, política e urbana alternativa – que fomente processos de participação pública eficientes, estruturados e transparentes. Este ciclo de conversas vem-nos lembrar do real impacto que a sociedade civil pode e deve ter na definição das políticas públicas de uma cidade. Pretende-se mais e melhor planeamento das nossas cidades, amplamente participado.”

Estas iniciativas contam com o apoio da Livraria Ler Devagar e do Lisboa para Pessoas.

Para mais informações sobre o ciclo de conversas, acompanhar o evento no Facebook.

Comments are closed.