Dar ao pedal pela sua Saúde Mental foi uma acção desenvolvida pelo Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital de Santo António que contou com a MUBi para proporcionar a oportunidade de fazer a transformadora aprendizagem de andar de bicicleta, a pessoas interessadas, entre os trabalhadores e seus familiares.

Em prol da Saúde Mental, pedalar!

No dia 19 de Novembro, pela manhã, esta experiência foi proporcionada a quatro pessoas, duas das quais conseguiram em poucas horas começar a pedalar, uma delas com muito equilíbrio. Cada pessoa tem o seu ritmo, tal como quando aprendemos a caminhar ou a falar!

Um segundo objectivo desta iniciativa foi o de encetar contactos para a experiência de Bike Buddy com pessoas que já dominam o uso da bicicleta. Esteve presente uma pessoa com esta necessidade de obter indicações de trajectos mais directos e com subidas menos acentuadas para as suas deslocações. Para além do contacto encetado, fizemos um pequeno trajecto nas imediações do Hospital com esta pessoa para dar pequenos conselhos para a deslocação em segurança no trânsito, como por exemplo: posicionamento junto ao eixo da via e não junto à berma para ser mais visível e desincentivar ultrapassagens ilegais e perigosas; fazer sinais com os braços indicando a nossa direcção de marcha; afastar-se dos automóveis estacionados para evitar ser alvo de portas a abrir; usar a campainha sempre que passamos por algum veículo parado em segunda fila ou que por algum obstáculo, possamos ficar menos visíveis.

O Serviço de Saúde Ocupacional representado pela psicóloga Diana Ramos estão de Parabéns por esta fantástica iniciativa, que não teria sido possível sem o empenho dos/as associados/as que estiveram presentes e outros que emprestaram bicicletas para a aprendizagem. Foi uma excelente experiência de colaboração que temos vontade de repetir e propagar.

Missiva aos autarcas por ocasião do Dia da Memória das Vítimas da Estrada

No dia 18/11, endereçamos à Presidência da Área Metropolitana do Porto e a Presidentes de Câmaras Municipais que a compõem, uma Carta Aberta intitulada “Reivindicação de Medidas de Combate à Violência Rodoviária”, por ocasião do Dia de Memória das Vítimas da Estrada.

Nesta carta, salientamos dados do último relatório de sinistralidade da ANSR referente ao período de Janeiro a Julho de 2022. Particularmente, o facto de 79% dos sinistros com vítimas terem ocorrido dentro das localidades, sendo a tipologia de sinistro mais frequente a colisão, seguida do despiste e do atropelamento. Entre as tipologias de infracção ao código da estrada registadas pelas autoridades, continua a liderar destacadamente o excesso de velocidade: com 61,4% do total registado entre Janeiro e Julho de 2022, é também de notar o aumento de 59,3% na condução sob efeito de álcool (ANSR, 2022).

Por estes motivos, chamamos as autoridades locais a implementar corajosamente medidas no sentido de combater a violência rodoviária. Em particular, apelamos aos/às Autarcas desta Área Metropolitana que, destemidamente, liderem na implementação da Declaração de Estocolmo, da qual Portugal é signatário desde 2020, alterando o limite máximo de velocidade de 50 km/h para 30 km/h dentro das localidades, nas vias que não sejam dedicadas exclusivamente a veículos motorizados.

Comments are closed.