Em Matosinhos no VI Encontro de Grupos Promotores da Mobilidade em Bicicleta
Nos dias 19, 20 e 21 de Maio realizou-se, em Matosinhos, o VI Encontro Nacional de Grupos Promotores de Mobilidade Urbana em Bicicleta.
Participaram neste encontro membros de associações e coletivos de diversas cidades do país, que têm como objetivo a defesa e promoção do uso da bicicleta.

No primeiro dia, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, decorreu a receção dos participantes e abertura da exposição “Ciclomundanças” com ilustrações de Gabriela Araújo e fotografias que evidenciam diversos usos da bicicleta no passado na cidade do Porto — com destaque para a ciclovia existente, nos anos 1960, na via rápida que liga o Porto a Matosinhos.
No auditório da Biblioteca, teve lugar a apresentação de 15 projetos que estão a decorrer ou em desenvolvimento em diversas partes do país, tendo a MUBi apresentado os seus projectos SafeCycle4Kids e Cidade Ciclável: Mais Mulheres a Pedalar. Esteve a cargo da nossa associada Isabel Viana fazer uma breve introdução de cada participante e do projecto a ser apresentado.

Descobrir o território, identificar potencialidades
No segundo dia, as atividades desenvolveram-se no pátio da Escola Secundária Gonçalves Zarco. Os participantes deste encontro foram desafiados, por João Rosa (4is inovação social), a descobrir Matosinhos a pé ou de bicicleta, de forma individual ou em grupo. Pretendia-se a identificação de emoções, memórias, sensações, sentimentos e expectativas sentidas durante esse passeio.

Após uma hora, novamente no pátio da escola, criaram-se grupos em que cada um, individualmente, descrevia a sua experiência, tendo ocorrido a partilha de sons ou fotografias. No final, cada grupo teve de apresentar aos restantes uma ideia de solução para problemas identificados e/ou formas de melhor concretizar potencialidades do território no que diz respeito à mobilidade, ao planeamento urbano e à gestão do espaço público.
Também no espaço da escola, decorreu a mostra das iniciativas da Ciclaveiro e da Cooperativa Bicicultura.
Trabalhar pelo direito a pedalar
No último dia, o grupo regressou à Biblioteca para partilhar o ponto de situação dos projetos surgidos no V Encontro Nacional, nomeadamente: Trituradora, Velo-Repair 2022, Glossário de Combate à Iliteracia da Mobilidade, Urban Mobility Buddy e Envolventes Escolares Seguras. Este último projeto foi concebido por pessoas já envolvidas no grupo Mobilidade Escolar em Portugal que, entretanto, dinamizaram a Kidical Mass Portugal. Assim, houve espaço para falar de planos para continuidade e expansão da Kidical Mass em Portugal.
Em seguida, os participantes foram convidados a trabalhar nesses projetos, ou na plataforma ENA.BIKE, ou na exploração sobre o potencial territorial e cultural de Matosinhos e a forma como a bicicleta o pode concretizar. Por interesse de um conjunto de participantes, surgiu um novo projeto em torno da capacitação de técnicos e autarcas para desenho de infraestrutura ciclável, com especial enfoque numa experiência in loco do território. Houve ainda espaço para a proposta de outros focos de discussão decorrentes do trabalho feito no dia anterior.

No trabalho do grupo focado na plataforma ENA.BIKE, foi discutida a continuidade destes Encontros e proposta a criação de uma Comissão de organização dos mesmos, que defina algumas orientações e processos, de modo a tornar a sua planificação mais concertada e a sua concretização mais fluida.
Até ao próximo ENGPMUB!
Nós precisamos de ti
[otw_shortcode_button href=”https://mubi.pt/ser-associado/” size=”medium” icon_position=”left” shape=”round”]Junta-te a nós, associa-te![/otw_shortcode_button]
Contribuir
[otw_shortcode_button href=”https://mubi.pt/fazer-donativo/” size=”medium” bgcolor=”#50B827″ icon_position=”left” shape=”round”]Fazer um donativo[/otw_shortcode_button]
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC Europa eventos fundo ambiental governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo