MUBi quer Mais Mulheres a Pedalar no dia 8 de Março e em todos os outros dias

Com o objectivo de inspirar e incentivar mais mulheres a usarem a bicicleta no seu dia a dia, a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta criou o projecto Mais Mulheres a Pedalar, que visa incluir uma perspetiva de género no planeamento da mobilidade e do espaço público urbano.
Uma das prioridades da MUBi é sensibilizar para a inclusão das mulheres na mobilidade ativa. Assim, para assinalar o dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, foram convidadas 8 mulheres para, em https://maismap.mubi.pt, darem a conhecer as suas experiências, lutas e percepções diárias enquanto utilizadoras regulares da bicicleta como meio de deslocação.
Recorde-se que em 2022, também por ocasião do 8 de Março, a MUBi divulgou um manifesto com um conjunto de reivindicações por um ambiente urbano e de mobilidade mais propício ao uso da bicicleta — “Mais mulheres a pedalar: manifesto por uma cidade inclusiva”.
No manifesto, que se mantém perfeitamente actual naquilo que exige à sociedade e aos decisores políticos, ambiciona-se ambientes urbanos universais e acessíveis a todas as pessoas, independentemente do seu género, idade, etnia, religião, nacionalidade e orientação sexual.
Na esteira do manifesto, o site +MAP – Mais Mulheres a Pedalar pretende vir a ser um espaço para criar comunidade em torno das questões de género, abordando as lacunas evidentes no que toca à utilização da bicicleta pelas mulheres (apesar de haver uma evolução positiva, em 2020, apenas 26% das pessoas a usar a bicicleta em Lisboa eram mulheres*) e derrubando preconceitos e obstáculos sociais.
Pretende-se assim:
- Incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e modo de libertação humana, económica e social.
- Influenciar políticas públicas e agentes sociais, promovendo a reflexão sobre questões de género e de acessibilidade ao espaço público e mobilidade ativa.
- Esclarecer acerca de narrativas dominantes sobre papéis sociais e dificuldades, obstáculos, práticas e mitos sociais instituídos relacionados com o uso da bicicleta.
- Partilhar experiências, dificuldades e conquistas entre pares, enquanto espaço de valorização, livre de restrições e aberto ao diálogo.
- Desafiar mais mulheres a pedalar, tornando assim as cidades mais diversas, mais seguras, mais justas e mais humanas.
- Sensibilizar o universo masculino para uma maior consciencialização do seu privilégio na sociedade, particularmente relacionado com o planeamento urbano e infraestrutura para uso da bicicleta.
O +MAP – Mais Mulheres a Pedalar está integrado num projecto mais abrangente para tornar a cidade de Lisboa mais inclusiva — a plataforma Cidade Ciclável, que a MUBi está a melhorar para ser mais completa e incluir novas funcionalidades, à luz das necessidades específicas das mulheres e grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas LGBTI).
O +MAP – Mais Mulheres a Pedalar está integrado num projecto mais abrangente para tornar a cidade de Lisboa mais inclusiva — a plataforma Cidade Ciclável, que a MUBi está a melhorar para ser mais completa e incluir novas funcionalidades, à luz das necessidades específicas das mulheres e grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas LGBTI).
Este projecto está a ser desenvolvido no âmbito do Urban Mobility Innovators – Voxpop, co-financiado pela European Urban Initiative e pela Câmara Municipal de Lisboa, que procurou soluções digitais inovadoras para ajudar a resolver os desafios de mobilidade de comunidades mais vulneráveis em Lisboa.
Com o Cidade Ciclável – Mais Mulheres a Pedalar, a MUBi pretende alcançar uma maior justiça social e de género na utilização da bicicleta, possibilitando o registo de ocorrências de assédio rodoviário e zonas de perigo, ajudando não só os utilizadores e as utilizadoras da bicicleta a tomar decisões mais seguras, mas também os decisores políticos na identificação de áreas problemáticas.
O conjunto de conteúdos do Cidade Ciclável irá ser substancialmente melhorado, numa lógica de co-construção, decisões informadas e participadas, contribuindo para criar um ecossistema de mobilidade mais acessível e inclusiva.
*Rosa Félix et al. 2021
+MAP – Mais Mulheres a Pedalar – https://maismap.mubi.pt
Nós precisamos de ti
Contribuir
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP Europa eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo