O programa Biosfera da RTP de 2 de maio de 2014 apresentou uma reportagem sobre como conduzir uma bicicleta em cidade e como escolher o melhor veículo de duas rodas para a locomoção em contexto urbano. Screen Shot 2014-05-05 at 22.33.07A reportagem explica que a bicicleta, dentro da cidade, não tem que circular exclusivamente na via mais à direita, mas sim usar a via mais adequada ao destino que se pretende seguir.

Outros aspetos referidos são a  alteração da regra de prioridade e o facto de o ciclista não ter que circular, como na versão anterior do código da estrada, o mais encostado à direita.

A MUBi, através da Ana Pereira, fundadora e voluntária da associação, refere ainda a forma como a ultrapassagem de uma bicicleta se deve efetuar, ocupando a via adjacente e deixando uma distância de pelo menos 1,5 m. A noção de bolha de segurança é explicada de forma muito pertinente. Faz-se ainda um apontamento sobre a circulação a par, explicando-se que esta possibilidade aumenta a visibilidade dos ciclistas, permite a proteção de um ciclista mais frágil (uma criança, por exemplo) e permite uma ultrapassagem muito mais rápida e fácil.

Screen Shot 2014-05-05 at 23.01.17

Screen Shot 2014-05-05 at 23.01.40

Screen Shot 2014-05-05 at 22.31.29

Ana Pereira explicou ainda por que motivo os ciclistas não devem ter carta nem seguro. A utilização  do automóvel é algo  de muito arriscado – veja-se o número de mortos causados por ele – o que exige uma carta de condução que certifique a utilização deste veículo. Depois, a bicicleta apresenta um risco muito reduzido e os danos que causa dificilmente serão elevados. Assim, o seu grau de perigosidade é muito baixo.

A reportagem menciona ainda o programa CiclAndo - Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e de outros Modos de Transporte Suave – que contempla a criação, a nível local, de escolinhas de condução, até meados de 2014. Contudo, atualmente, nenhuma está implementada. O projeto MUBi Bike to School Day, em implementação, está, assim, na prática, a suprimir esta falha.

Screen Shot 2014-05-05 at 22.36.03O mesmo se passa com o projeto MUBi Bike Buddy - atualmente com cerca de 64 voluntários – que acompanha novos utilizadores da bicicleta, na cidade. 

Por fim, a peça explica os diferentes tipos de bicicleta: citadina, numa posição mais vertical, elétrica, dobrável, etc.

O reportagem pode ser vista no site da RTP:

Screen Shot 2014-05-05 at 23.51.58

Tagged with:
 

One Response to Reportagem no programa da RTP 2 – Biosfera – sobre ciclismo urbano

  1. Excelente publicação, excelente vídeo! Muito pedagógico!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>