Bike to School Day
A Lisboa E-Nova – Agência Municipal de Energia-Ambiente e a MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta – “Sexta de Bicicleta”, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, estão a organizar a Iniciativa BIKE TO SCHOL DAY.
Esta iniciativa realiza-se em diversas cidades do mundo, incentivando os alunos a deslocarem-se de bicicleta para a escola. Em Lisboa, a iniciativa pretende motivar os alunos a fazerem o trajecto casa-escola-casa todas as sextas-feiras.
O BIKE TO SCHOOL DAY dirige-se preferencialmente aos alunos dos 2.º, 3.º ciclos, secundário, técnico / profissional e universitário dos Estabelecimentos de Ensino do Concelho de Lisboa e, dependendo das idades dos alunos, às suas famílias e à comunidade escolar em geral.
Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar o público mais jovem para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, promovendo os meios suaves de mobilidade, neste caso, mais concretamente, a utilização da bicicleta no percurso casa-escola-casa.
Trata-se de uma oportunidade para os estabelecimentos de ensino de Lisboa e os seus alunos poderem aceder aos conhecimentos necessários à utilização correta e segura da bicicleta, de forma a que possam continuar futuramente, por si, numa base regular, os percursos que agora terão possibilidade de iniciar.
Em que consiste o BIKE TO SCHOOL DAY?
Todos os Estabelecimentos de Ensino do Concelho de Lisboa serão convidados a participar nesta iniciativa gratuitamente.
Em função dos anos lectivos ministrados, a organização disponibiliza uma série de actividades/apoios para os alunos, que promovem um maior contacto com a bicicleta e permitem utilização deste meio de transporte com mais confiança e de uma forma segura. Desta forma haverá uma maior incentivo para a utilização da bicicleta, nas deslocações para a escola no futuro.
Implementação do “BIKE TO SCHOOL DAY”
Os Estabelecimentos de Ensino iniciam a implementação do Bike to School Day, todas as sextas-feiras, até ao final do corrente ano lectivo, devendo recomeçar no início do próximo.
Nas primeiras sextas-feiras, os estabelecimentos de ensino participantes deverão enviar fotografias para o os e-mails a indicar futuramente. O envio das fotografias obriga, no caso de menores, à prévia autorização dos encarregados de educação, caso se tratem de alunos menores de idade, através de minuta de autorização que será disponibilizada para o efeito.
Este projeto está também a ser desenvolvido em parceria com a Oeinerge (Agência de Energia de Oeiras).
Em novembro de 2013 foi enviado um contacto à AdEPorto (Agência de Energia do Porto) que foi renovado em março de 2014 com conhecimento para a vereação da mobilidade da Câmara Municipal do Porto de que se aguarda resposta.
Outros municípios interessados no projeto podem enviar um pedido de mais informações para [email protected].
Fonte: MUBi e Lisboa e-nova
Nós precisamos de ti
[otw_shortcode_button href=”https://mubi.pt/ser-associado/” size=”medium” icon_position=”left” shape=”round”]Junta-te a nós, associa-te![/otw_shortcode_button]
Contribuir
[otw_shortcode_button href=”https://mubi.pt/fazer-donativo/” size=”medium” bgcolor=”#50B827″ icon_position=”left” shape=”round”]Fazer um donativo[/otw_shortcode_button]
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC Europa eventos fundo ambiental governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo