Bike BuddyA MUBi lançou hoje o programa de mentorado Bike Buddy, um serviço de acompanhamento e apoio de novos utilizadores de bicicleta para transporte, que visa incentivar e motivar as pessoas a aderirem à bicicleta para algumas das suas deslocações quotidianas, promovendo a partilha de experiências entre “veteranos” e “caloiros”.

Pretende-se deste modo ajudar os novos ciclistas a ultrapassar receios, e a acelerar a sua progressão em termos de aprendizagens que levem a comportamentos mais seguros e a viagens mais confortáveis e mais eficientes, de forma a aumentar a taxa de fidelização à bicicleta, evitando as desistências.

Este programa é assegurado inteiramente por voluntários, sócios da MUBi, e embora se inicie com um foco em Lisboa, esperamos vir a expandi-lo para outras cidades, acompanhando o crescimento da base de associados da MUBi.

Pedir um Bike Buddy é muito fácil, basta preencher este formulário e aguardar o contacto de volta.

Lançamento do projecto “Bike Buddy” (BB)

Imagine que quer começar a andar de bicicleta em Lisboa e não sabe como. Há utilizadores experientes de bicicleta em contexto urbano, que estão dispostos a ajudá-la(o).

Bike Buddy, um projecto MUBi: http://bikebuddy.mubi.pt

Para divulgação imediata

1 de Abril de 2011

Para contacto
Rui Costa: 964245772

[email protected]

Comunicado

A MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (https://mubi.pt) – lança nesta sexta-feira a iniciativa “Bike Buddy” (BB) para a cidade de Lisboa. O projecto consiste num serviço de apoio contínuo, gratuito e voluntário às deslocações urbanas em bicicleta de novos utilizadores, com vista a promover e facilitar a adopção deste meio de transporte. Os requisitos mínimos para solicitar este serviço são ter uma bicicleta em condições aceitáveis e saber conduzi-la com destreza. O contacto deverá ser feito através de um pequeno inquérito na página oficial do projecto BB (http://bikebuddy.mubi.pt), em que o interessado poderá, detalhando o seu perfil de utilizador, requerer o BB que mais lhe convém.

O apoio encerra dois aspectos, baseados na experiência de utilização de bicicleta em meio urbano pelos vários membros da MUBi: o primeiro prende-se com recomendações e dicas concretas acerca de rotas, equipamento, material, segurança, estratégias de condução defensiva e legislação, com vista a tornar a experiência de deslocação na cidade em bicicleta o mais confortável e segura possível; o segundo aspecto do apoio, cuja duração e frequência deverá ser definida por ambas as partes, implica um acompanhamento presencial durante um percurso recorrente do novo utilizador, na acepção de que a companhia de alguém mais experiente transmite uma ajuda indelével a quem pretende afirmar-se como um pleno utilizador de bicicleta em meio urbano.

O objectivo do projecto BB visa a longo prazo aumentar a frequência de utilizadores de bicicleta na cidade de Lisboa e noutras cidades portuguesas, combatendo o mito que reitera ou a sua impossibilidade ou os elevados riscos para a segurança de cada utilizador; acreditamos na MUBi que, apesar da ausência de condições ideais para o uso da bicicleta na cidade de Lisboa, importa promover este meio de transporte através de um apoio experiencial que desconstrua tais popularizações do uso da bicicleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *