Uma parte do futuro da bicicleta na UE decide-se em breve, e todos nós temos uma palavra a dizer
Em Dezembro de 2011, o Parlamento Europeu afirmou que via potencial para um crescimento significativo no uso da bicicleta e apontou-o como uma prioridade para investimento europeu, recomendando que a EuroVelo, a rede europeia de rotas cicláveis, fosse incluída na rede estratégica de transportes TEN-T (Trans-European Transportation Network).
No próximo 18 de Dezembro, o Parlamento Europeu irá votar legislação fundamental que ditará como os milhares de milhões de euros da TEN-T serão usados. Infelizmente, há indícios de que a bicicleta está agora em risco de ficar de fora das principais políticas e fundos de financiamento da União Europeia.
Uma parte importante do futuro da bicicleta na UE decide-se já na próxima 3ª feira, e todos os cidadãos europeus podem ter uma palavra a dizer, manifestando a sua opinião aos eurodeputados que nos representam no Parlamento Europeu.
Actualização: a nossa voz foi ouvida! Para mais informação, consultar este link.
Como podes agir?
Na sequêcia do apelo da Federação Europeia de Ciclismo (ECF) (da qual a MUBi é membro), a MUBi recomenda que todos os sócios que concordem com a inclusão da bicicleta na rede estratégica de transportes enviem um email aos eurodeputados portugueses que nos representam na votação de dia 18 (eurodeputados Elisa Ferreira e Nuno Teixeira).
Para manifestares a tua opinião e pedires aos eurodeutados Elisa Ferreira e Nuno Teixeira que votem em favor da inclusão da bicicleta na rede estratégica de transportes TEN-T, preparámos um esboço de email, já pronto a enviar. Para tal, basta copiares o texto abaixo para uma mensagem de email, adaptares e/ou completares o texto ao teu gosto, e finalmente enviares a mensagem.
Para: eli[email protected], [email protected]
Assunto: Inclusão da EuroVelo na TEN-T: a Política Europeia de Transportes não pode ignorar 100 milhões de cidadãos
Exmos. Srs. Eurodeputados Elisa Ferreira e Nuno Teixeira,
Cerca de 35 milhões de cidadãos europeus utilizam diariamente a bicicleta como meio de transporte. E mais de 100 milhões utilizam-na regularmente.
Em Dezembro de 2011, o Parlamento Europeu mostrou que via potencial para um crescimento significativo no uso da bicicleta e apontou-o como uma prioridade para investimento europeu, recomendando que EuroVelo, a rede europeia de rotas cicláveis, fosse incluída na rede estratégica de transportes TEN-T (Trans-European Transportation Network).
No entanto, o uso da bicicleta está agora em risco de ficar de fora das principais políticas e fundos de financiamento da União Europeia.
Venho por este meio apelar-vos, como meus representantes no Comité de Transportes, que no próximo dia 18 de Dezembro, votem a favor da integração do EuroVelo no TEN-T, da melhoria da infrastrutura e condições das rotas cicláveis ao longo dos corredores TEN-T, e da implementação de intersecções seguras nos cruzamentos dos corredores TEN-T com rotas cicláveis nacionais ou regionais.
Obrigado por não negligenciar as necessidades de 100 milhões de cidadãos e os potenciais enormes que a promoção do uso da bicicleta traz ao nível de crescimento económico, eficiência de tráfego, saúde pública e redução de emissões de CO2.
3 Responses to Uma parte do futuro da bicicleta na UE decide-se em breve, e todos nós temos uma palavra a dizer
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Nós precisamos de ti
Contribuir
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP Europa eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo
Eu uso quase sempre a bike para me deslocar- trabalho/casa e passeios com algumas provas desportivas.
Sou fã 🙂
Eu gosto muito de todos os dias dar uma voltinha, mas nem sempre posso.
GOSTO MUITO DE ANDAR DE BYCE.
eu uso a bicicleta para deslocação entre casa e o fundo de desemprego, antes ia para o trabalho.