A MUBi apela à necessidade de serem criados percursos seguros e confortáveis para a circulação de bicicletas, quer na requalificação da Estrada Florestal da Costa da Caparica, quer nos Percursos Escolares Cicláveis da Sobreda, de modo a promover a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte.

A MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, é uma Associação sem fins lucrativos que trabalha em Portugal há mais de 10 anos, a promover a mobilidade activa e sustentável. A Associação é composta por especialistas e pessoas que acompanham o trabalho que se faz a nível internacional e nacional na matéria da mobilidade sustentável. Neste sentido, e recolhendo experiências do que tem sido feito noutras cidades, alertamos para as seguintes questões:

  • Acalmia de tráfego como prioridade: De forma a aumentar a segurança de todos os utilizadores, deverão ser implementadas medidas físicas de acalmia de tráfego e redução efectiva de velocidades[1]. Estas medidas devem ser físicas e poderão ser acompanhadas por controlo de velocidade por radar. Dentro de localidades, à excepção de vias de distribuição principal quando tecnicamente justificado, exige-se o limite máximo de 30 km/h.
  • É urgente criar uma rede de percursos seguros e confortáveis para utilizadores de bicicleta, estruturada e que ligue vários pontos dentro do concelho de Almada, de modo a promover a utilização da bicicleta nas deslocações, seja para o trabalho/escola, em lazer ou qualquer tipo de utilização utilitária.
  • Qualquer estrada que esteja a ser planeada/reestruturada neste momento pela Câmara Municipal de Almada, deverá ter em consideração a seguinte hierarquia de prioridades:
  1. Peões: criação de passeios de qualidade para que todas as pessoas possam caminhar livremente e em segurança. Sugere-se que o pavimento seja semelhante ao dos utilizados nas estradas/ciclovias, de modo a que as pessoas prefiram estes locais para se deslocarem. As pessoas têm tendência a evitar a típica “calçada portuguesa”. Estas vias pedonais deverão ser construídas a pensar que pessoas com carrinhos de bebé ou de mobilidade reduzida tenham facilidade em utilizar a infraestrutura. Não é aceitável a construção de ciclovias sobre o passeio ou reduzindo os espaços pedonais.
  2. Velocípedes: inclusão de tipologias de integração da bicicleta no projecto, de forma segura e confortável conforme a hierarquia que se deseja e as melhores práticas internacionais[1], para que as pessoas possam utilizar a bicicleta como meio de transporte em qualquer tipo de deslocação.

No caso da Estrada Florestal da Costa da Caparica e nos Percursos Escolares Cicláveis da Sobreda, solicitámos à Câmara Municipal de Almada a consulta dos projectos em estudo por forma a podermos contribuir para uma solução adequada. Esperamos que estes não sigam as linhas de implementação aplicadas na Rua Eduardo Luís (Estrada da Fonte da Telha), onde foi criada uma via para tráfego rodoviário e uma via mista para peões e bicicletas. Na Fonte da Telha não foi prevista qualquer via para circulação pedonal, o que leva a que a via mista sirva apenas de passeio para peões caminharem. A “via mista” da Fonte da Telha não retira espaço aos automóveis, não promove uma mobilidade sustentável do concelho de Almada, não aumenta a segurança dos utilizadores da via pública, sejam eles peões ou utilizadores de bicicleta.

Nas situações em que não exista espaço para implementar [passeio pedonal + ciclovia segregada + via de circulação rodoviária], sugere-se que sejam criados passeios de qualidade para os peões circularem, sejam tomadas medidas para a redução de tráfego automóvel e implementadas medidas de acalmia de tráfego que induzam a redução de velocidade de circulação na estrada, compatível com a partilha com bicicletas. Em alternativa, se o canal estiver restringido por condicionantes legais, a circulação rodoviária pode ser reduzida a um sentido, possibilitando a existência de ciclovia e passeio. Pretende-se evitar a criação de caminhos “ciclopedonais” como esquema seguinte da Câmara Municipal de Almada.

Percursos Escolares Cicláveis previstos para a Sobreda, em Almada.

Percursos Escolares Cicláveis previstos para a Sobreda, em Almada.

Recente faixa mista (peões + bicicletas) criada na Fonte da Telha, que serve para pessoas caminharem até à praia.

Mais informação:
[1] – Princípios de ação para a melhoria da segurança rodoviária dos utilizadores de bicicleta

A MUBi fez chegar à Câmara Municipal de Almada estas preocupações e as recomendações aqui apresentadas, e manifestou a sua disponibilidade para discutir os assuntos e colaborar na procura das melhores soluções. O comunicado contou com a colaboração e apoio de 40 pessoas que residem no concelho de Almada e apoiam a mobilidade em bicicleta.

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