A MUBi convidou candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Lisboa a responder a questões relacionadas com a mobilidade na cidade. Partilhamos os vídeos para contribuir para que as pessoas estejam melhor informadas sobre as propostas dos candidatos nas eleições autárquicas de 26 de Setembro de 2021.

As quatro perguntas feitas a candidatos e candidatas foram as seguintes:
1) Como tenciona envolver a sociedade civil no planeamento da mobilidade urbana do município?
2) Como pretende reduzir de forma substancial o volume e a velocidade do tráfego motorizado na cidade?
3) Como tenciona transformar o espaço público para o tornar mais seguro e inclusivo?
4) Como tenciona incentivar a mobilidade activa (pedonal e em bicicleta) e em transporte colectivo?

Eis as suas respostas.

A MUBi foi ainda convidada a participar em algumas iniciativas de campanhas – CDU, coligação Mais Lisboa, Bloco de Esquerda e coligação Evoluir Oeiras. A MUBi aproveitou estes momentos para fazer chegar aos candidatos as nossas preocupações e o nosso Manifesto Cidades Vivas. É de saudar que haja cada vez uma maior preocupação nas candidaturas apresentadas e de medidas propostas para promover a mobilidade em bicicleta.

Relembramos, no entanto, que a democracia não se esgota nos momentos eleitorais e apelamos a que a nossa massa associativa participe mais activamente na política local e nacional, a favor da mudança de paradigma para cidades mais vivas e amigas das pessoas.
Para quem nos lê e se preocupa com o futuro das nossas cidades, e ainda não se associou, sugerimos que se registe e voluntarie para as várias tarefas que iremos continuar a realizar durante os próximos quatro anos. Depois de tantas promessas e boas intenções precisamos de uma sociedade civil cada vez mais activa e interventiva.

Comments are closed.