A MUBi participou na Velo-city 2022, que decorreu de 14 a 17 de Junho em Lubliana, na Eslovénia, e apresentou o trabalho que tem vindo a fazer para promover a igualdade de género, maioritariamente dentro da nossa associação.

De 14 a 17 de Junho decorreu o encontro anual Velo-city, a maior conferência internacional dedicada à utilização da bicicleta, organizado pela European Cyclists’ Federation (ECF), rede europeia da qual a MUBi é uma das duas associações membro.
Com um resumo submetido no final de 2021, a MUBi teve mais uma vez o privilégio de ter sido seleccionada para dar a conhecer o seu trabalho. Este ano, a nossa apresentação teve o tema “Promover a igualdade de género na advocacia da mobilidade em bicicleta: o caso da MUBi”, incluída no painel “Towards more gender equality”. Todos os anos, esta temática tem sido alvo de apresentações e debate, do que se faz a nível internacional.
Gender Gap na mobilidade em bicicleta
A promoção da utilização da bicicleta como meio de transporte enfrenta vários desafios, sendo um dos mais importantes a disparidade de género – uma questão mais evidente em alguns países. Em Portugal, assume alguma relevância. Assim, a MUBi assumiu como uma das suas tarefas educar e sensibilizar para a inclusão das mulheres, começando pela nossa organização, com o intuito final de ter maior proporção de ciclistas mulheres a pedalar nas nossas cidades.
Um breve contexto para se entender a disparidade de género na mobilidade em bicicleta: em 2017, apenas 17% das pessoas que pedalavam em Lisboa eram mulheres. Esta representação passou para 26% em 2020[1].
Em países como a Holanda, existe até maior proporção de mulheres a pedalar do que homens – por vários motivos, como haver mais infraestrutura ciclável, segurança rodoviária, ser culturalmente aceite e a bicicleta ser assumida como um veículo de mobilidade.
O que tem a MUBi feito para a igualdade de género
Não sendo uma preocupação recente, este trabalho começou com um diagnóstico da lacuna de género no uso da bicicleta em geral, e dentro da nossa organização em particular. Analisámos os dados de género da nossa equipa, das pessoas associadas e de seguidores nas redes sociais. Deste modo, foi possível criar um plano de acção para aumentar a representação de mulheres na MUBi, com a definição de indicadores que permitissem a monitorização do trabalho desenvolvido.
Algumas das acções que já foram sendo realizadas:
- Debate interno sobre questões de género
- Recrutamento activo de mulheres: para os órgãos sociais, grupos de trabalho, representação em iniciativas
- Criação de um grupo de trabalho de mulheres
- Alterações ao nível da comunicação externa – site, newsletters, redes sociais – com a utilização de linguagem neutra ou de imagens que exibem diversidade de pessoas, em termos não só de género, como também idade, cor da pele.
Este ano, foi criado o Grupo de Trabalho de Mulheres associadas da MUBi, que reuniu online duas vezes. Com a participação de mulheres de diferentes cidades do país e até representantes de várias associações e movimentos, foi possível partilhar experiências, trocar ideias de iniciativas e planear acções a realizar. Foi assim que surgiu o Manifesto 8 Março – 8 Reivindicações.
Alguns resultados já alcançados
A representação de mulheres em órgãos sociais da MUBi aumentou de 6% em 2018 para 40% em 2022. Nos grupos de trabalho, aumentou de 21% em 2020, para 29% em 2021. Em 2016, a percentagem de novas mulheres associadas era 13%, tendo vindo a aumentar gradualmente e em 2021 atingido o valor mais elevado (30%) desde a criação da MUBi.
Estes resultados serão fruto do próprio contexto social em que vivemos em relação à mobilidade, com mais mulheres a andar de bicicleta – devido à melhoria das condições para pedalar, como infraestrutura ciclável, sistemas de bicicletas partilhadas ou apoios à aquisição de bicicletas, mas também pelo trabalho activo que temos feito na MUBi.
A nossa comunicação
Podes descarregá-la aqui.
[1] Rosa Félix et al. 2021
Nós precisamos de ti
Contribuir
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC Europa eventos fundo ambiental governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo