A 23 de Março de 2024, decorreu a reunião da Assembleia Geral (AG) ordinária da MUBi. A reunião da AG foi inteiramente online para permitir abrangência geográfica a associados/as de várias regiões do país possam participar. Nesta AG estiveram presentes cerca de 20 pessoas associadas. Como habitualmente, foi colocado a votação o Relatório de Actividades do ano transacto e o relatório de contas. Ambos foram aprovados por unanimidade e estarão brevemente disponíveis para consulta.

Para além do relatório das actividades passadas, foram também apresentados a estratégia e o plano de acção para 2024, dos quais destacamos:

i) a finalização de um Guia de Boas-Vindas a pessoas voluntárias prevista para Abril, para a qual gostaríamos de contar com a colaboração de quem tiver vontade e disponibilidade;

ii) a realização de um workshop temático sobre voluntariado, decorrente da divulgação daquele guia;

iii) a solicitação de propostas da parte de associados e associadas de temas e convidados/as para webinars;

iv) a necessidade de colaboração de associados/as na continuidade de um Plano de Formação para técnicos municipais e/ou políticos;

v) pedido de colaboração na reactivação do programa “De Bicicleta para os Festivais!”;

vi) abertura a ideias para a comemoração do 15.° aniversário da MUBi, a 22 de Junho;

vii) a Call for Contributions do Simpósio Cycling and Society 2024, no Porto, em 9 e 10 de Setembro, em cuja organização a MUBi está envolvida, até 22 de Abril;

viii) a viagem intermodal a Boticas, organizada pela MUBi, de 4 a 7 de Abril, para participar no 9.º Encontro Nacional pela Justiça Climática.

Qualquer associado/a que tenha vontade de colaborar nestes itens ou noutros momentos previstos no calendário apresentado, tendo em conta as nossas prioridades e áreas de acção, pode contactar-nos através do e-mail. Para além destas chamadas mais concretas, a MUBi vive da força e dedicação das pessoas associadas, por isso, apelamos ao vosso envolvimento, quer nas secções locais, quer no núcleo de políticas públicas, para o qual incentivamos particularmente a colaboração, dada a sua centralidade no trabalho da MUBi e o facto de actualmente haver pouca gente envolvida, para além de membros de órgãos sociais.

No decurso da reunião da AG do passado dia 23 de Março, no ponto final “Outros assuntos”, recebemos as seguintes sugestões das pessoas presentes:

1. Foi recomendado que a nossa comunicação fosse para além da nossa “bolha”. Usando dois exemplos: contactar e colaborar com influencers das redes sociais e contactar com as gerações mais novas através das escolas secundárias.
  2. Outra associada sugeriu mais encontros físicos de forma regular. Não tanto reuniões de trabalho, mas encontros sociais.
  3. Relativamente ao aniversário da MUBi, uma associada sugeriu que fizéssemos o fechamento de uma rua, nas cidades em que temos mais intervenção.

Estas recomendações foram bem recebidas pela actual direcção, que as integrará de forma a enriquecerem o plano de acção para 2024. Nomeadamente, no que respeita a encontros físicos, depois de avaliar a experiência da viagem intermodal a Boticas, poderemos planear mais viagens de grupo para nos juntarmos em encontros de âmbito nacional.

Comments are closed.