Na última quinta-feira dia 23 de Junho teve lugar a segunda sessão do “Ciclo de Conversas | Lisboa: por uma Cidade Viva e Acessível”. Esta sessão contou com intervenções da ZERO, Estrada Viva e Caracol POP, três das 11 entidades que subscrevem as nossas recomendações para a cidade.

Esta sessão, moderada pela Sandra Fernandes da […]

Ler mais

A MUBi participou na Velo-city 2022, que decorreu de 14 a 17 de Junho em Lubliana, na Eslovénia, e apresentou o trabalho que tem vindo a fazer para promover a igualdade de género, maioritariamente dentro da nossa associação.

Ler mais

Conforme comunicação enviada a associados/as, a reunião extraordinária da Assembleia Geral (AG) da MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, terá lugar no dia 23 de Julho de 2022, pelas 17h30.

A AG vai decorrer exclusivamente online, e todos os associados inscritos à data da convocatória terão recebido um email com a informação e dados de acesso à reunião […]

Ler mais

A primeira sessão do “Ciclo de Conversas | Lisboa: por uma Cidade Viva e Acessível” decorreu no dia 8 de Junho e contou com intervenções da MUBi, ACA-M e Bicicultura. Tendo como mote os processos de planeamento das cidades e participação pública, ficou ressaltada a importância dos planos e estratégias municipais, com visão partilhada do que se pretende alcançar, consensualizados a nível político, devidamente orçamentados e calendarizados, elaborados através de participação pública activa.

Ler mais

MUBi organiza ciclo de conversas sobre os desafios presentes e futuros relativos à mobilidade na cidade de Lisboa. As 4 sessões irão decorrer em Junho e Julho e contarão com a participação de 12 associações que trabalham nas áreas da mobilidade, acessibilidade e ambiente. A primeira sessão é já esta quarta-feira, em Alcântara.

Ler mais

Aproveitando o Dia Mundial da Bicicleta, a MUBi pede aos decisores políticos mais compromisso e empenho na mudança do paradigma da mobilidade, priorizando as deslocações a pé e em bicicleta e o transporte público, em detrimento da utilização do automóvel individual. A bicicleta é o modo de transporte energeticamente mais eficiente e, a seguir ao […]

Ler mais

Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, PAN e Livre apresentaram propostas para reduzir o IVA sobre velocípedes de 23% para 6%. Outras propostas para o OE 2022 incluem apoios para implementação e expansão de sistemas de bicicletas partilhadas, a criação e melhoria de parqueamentos para bicicletas, o aumento da verba para a Estratégia Nacional para a […]

Ler mais

As medidas para mitigar o aumento de preços nos combustíveis terão custado aos contribuintes portugueses 700 milhões de euros em apenas 8 meses. Esta é uma oportunidade perdida para investir em opções de mobilidade mais eficientes e sustentáveis, como os transportes públicos e os modos activos, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis. O custo com […]

Ler mais

MUBi propõe recomendações para tornar Lisboa uma Cidade Viva e Acessível. O documento tem o apoio de 11 associações e sugere medidas no âmbito da mobilidade, com o intuito de planear o futuro da cidade, proteger o dia-a-dia das pessoas, desenhar a cidade de forma equitativa e activar a mobilidade sustentável. 

Ler mais

A escalada nos preços dos combustíveis fósseis, em conjunto com a elevada dependência do automóvel particular, tem constituído um enorme encargo para os portugueses. O novo Governo deverá investir, começando já no Orçamento do Estado para 2022, em modos de transporte mais económicos, eficientes e ambientalmente sustentáveis. A MUBi propõe a criação de um programa […]

Ler mais

De 24 a 26 de Março decorreu, em Aveiro, o V Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta. Cerca de 50 pessoas de diferentes associações e colectivos de todo o país, incluindo da MUBi, encontraram-se para partilhar experiências do trabalho que desenvolvem anualmente e criar sinergias de cooperação, à escala nacional.

Ler mais

Os incentivos do Fundo Ambiental de apoio à aquisição de velocípedes já estão disponíveis para bicicletas compradas após 1 de Janeiro de 2022. A MUBi tem feito pressão com algum sucesso, e a dotação e as comparticipações aumentaram. As bicicletas eléctricas podem receber até 500 euros e as bicicletas de carga até 1500 euros.

[…]

Ler mais

A Câmara Municipal do Porto abriu a discussão pública uma possível intervenção nas Avenidas Atlânticas – a Av. do Brasil e a Av. de Montevideu. Apelamos à participação de todas as pessoas interessadas, até ao final de Março e juntamos a posição da MUBi caso a queiram utilizar.

Ler mais

Decorreu este mês a Assembleia Geral electiva da MUBi, na qual foram votados e aprovados os relatórios de actividades e contas 2021 e eleitos os novos Órgãos Sociais para os próximos dois anos, que passam a ter uma maior presença feminina.

Ler mais

A MUBi participou no encontro que a Junta de Freguesia de Arroios promoveu, no final de Fevereiro, com as “forças vivas” da freguesia, associações, colectivos e ativistas locais. Estas são as principais posições e recomendações da MUBi no âmbito do processo participativo sobre a Av. Almirante Reis.

Ler mais

Porque acreditamos que as perspectivas femininas da cidade são diferentes e relevantes, neste 8 de Março, um conjunto de mulheres, da MUBi, Bicicultura, Braga Ciclável, Ciclaveiro, CICLODA – Associação Oficina da Ciclomobilidade, Ler mais

Assembleia Geral MUBi 2022

On 9 de February de 2022 By

Conforme comunicação enviada a associados/as, a reunião ordinária da Assembleia Geral (AG) da MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, terá lugar no dia 12 de Março de 2022, pelas 15h00.

A AG vai decorrer exclusivamente online, e todos os associados inscritos à data da convocatória terão recebido um email com a informação e dados de acesso à reunião […]

Ler mais

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) e a Federação Portuguesa de Ciclismo renovaram o protocolo de colaboração que visa fortalecer as condições de cooperação entre as duas entidades, procurando benefícios para todo o universo do ciclismo e dos utilizadores de bicicleta.

O protocolo agora assinado reconhece a MUBi como entidade coletiva filiada na […]

Ler mais

A Lei de Bases do Clima[1] entra em vigor a 1 de Fevereiro de 2022 e constitui um marco histórico para a mobilidade activa em Portugal. A legislação portuguesa passa a determinar que o Estado está obrigado a promover os modos activos de deslocação. Várias propostas que a MUBi tem […]

Ler mais

A MUBi reuniu neste artigo a informação das medidas e políticas para o tema da Mobilidade Activa que os partidos políticos propõem nos programas eleitorais para as Eleições Legislativas de 30 de Janeiro de 2022.

Os programas eleitorais são as ideias base de políticas e medidas que os partidos que se apresentam a eleições pretendem, […]

Ler mais