A propósito das recentes declarações do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro ao Jornal Público sobre o projecto para a Avenida Dr. Lourenço Peixinho e as condições para a circulação de bicicleta[1], lembramos que, ao contrário do que afirmou, não houve ainda qualquer discussão pública relativa a este projecto.

Houve, sim, apenas uma sessão de apresentação do PEDUCA – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro, em 17 de Março de 2018, que contou com a participação de cerca de 200 cidadãos, tendo muitos deles manifestado as suas preocupações e descontentamento para com o que foi apresentado sobre a intervenção para a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, com especial ênfase na ausência de vias dedicadas para bicicleta e na proposta de via partilhada entre veículos de transporte público e bicicletas, tal como foi, aliás, amplamente destacado pela imprensa local e nacional[2] [3] [4] [5].

A bicicleta é um veículo universal, usada por pessoas com diferentes condições físicas e níveis de experiência e de todas as faixas etárias, desde crianças a idosos. Não se está a promover o seu uso e uma alternativa à utilização e presença excessiva do automóvel na cidade, ao obrigar os utilizadores de bicicleta a partilhar uma via com veículos pesados. Esta situação constitui um desincentivo à utilização da bicicleta na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, especialmente entre potenciais novos utilizadores, para quem a pressão do tráfego motorizado e a insegurança rodoviária, efectiva e percepcionada, são factores particularmente críticos.

A bibliografia de referência sobre a matéria é clara ao documentar que, e porque, é uma má prática colocar a circulação de bicicletas entre a via de tráfego automóvel e o espaço para o seu estacionamento. Isto é especialmente preocupante numa altura em que se exigem aos municípios responsabilidades no combate à sinistralidade rodoviária e medidas concretas e efectivas de redução do risco rodoviário, em especial sobre os utilizadores vulneráveis.

É ainda de lamentar a falta de visão, ou de coragem política, do Executivo Camarário, e a sua manifesta oposição às tendências mundiais e às reconhecidas boas práticas de mobilidade e urbanismo, ao não pretender optar por reduzir o espaço dos veículos motorizados, numa intervenção que marcará a Avenida durante décadas.

Já em 2009, a Associação Comercial de Aveiro, tendo levado em consideração as preocupações manifestadas pelos comerciantes, debates sobre a Avenida, opiniões de personalidades públicas e manifestações da comunidade, recomendava vias dedicadas para bicicletas, redução do volume de tráfego automóvel e estreitamento das faixas de rodagem para uma única via de circulação em cada sentido, na Avenida Dr. Lourenço Peixinho[6].

São ainda particularmente graves as declarações do autarca sobre a baixa frequência de veículos de transporte colectivos na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, tendo em conta que todos os autocarros da concessão camarária à Aveirobus, exceptuando a linha 12, bem como provavelmente todas as ligações intermunicipais, atravessam diariamente a avenida, e que a insatisfação por parte dos cidadãos relativamente à escassez da oferta é a mais elevada do país no conjunto de cidades analisadas pela DECO no ano passado[7].

Posta a inexistência, até ao momento, de discussão pública sobre o projecto para a Avenida no âmbito do PEDUCA, os vários problemas identificados na solução proposta pela autarquia e as preocupações e descontentamentos manifestados por um conjunto alargado de cidadãos e organizações cívicas, a MUBi considera fundamental que se proceda em breve à discussão pública da intervenção. Estando esta em fase de projecto, apenas por falta de vontade política tal não seria possível, com os consequentes prejuízos para o projecto, a avenida e a cidade de Aveiro.

Veja o documento completo com a posição da MUBi Aveiro.

 

MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
Secção Local de Aveiro
https://mubi.pt/aveiro/
facebook.com/mubiaveiro

16 de Janeiro de 2019

 

[1] Aveiro: Lançada petição a pedir uma ciclovia na Lourenço Peixinho, Público, 14-01-2019.
[2] Projeto “superficial” da avenida desagradou, Jornal de Notícias, 18-03-2018.
[3] Cidadãos querem via ciclável exclusiva na avenida Dr. Lourenço Peixinho, Rádio Terranova, 19-03-2018.
[4] Obras PEDUCA geram desconfiança na população, Diário de Aveiro, 18-03-2018.
[5] Aveiro: Presidente da Câmara deixa a porta aberta a propostas e debates em torno do PEDUCA, Notícias de Aveiro, 18-03-2018.
[6] Associação Comercial de Aveiro (2009), A Avenida vende? Apresentação do Projecto para alteração da Av. Dr. Lourenço Peixinho em Aveiro.
[7] DECO Proteste (2018), Transportes públicos ineficazes em 6 cidades, 24-04-2018.

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