Questionário aos candidatos ao Parlamento Europeu

A MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, em colaboração com a European Cyclists’ Federation, enviou um questionário aos candidatos dos partidos e coligações participantes em Portugal nas eleições para o Parlamento Europeu do próximo dia 26 de Maio.
A União Europeia deve liderar uma mudança de paradigma na mobilidade, dado ter competências para tornar possível uma mudança real. Pode garantir um investimento adequado em projectos para a mobilidade em bicicleta, investindo em locais como Portugal e contribuindo desse modo para que o país alcance dentro da próxima década a quota modal média europeia de utilização da bicicleta, com os enormes benefícios daí resultantes. Pode tornar os veículos e as ruas e estradas mais seguros para todos, alterando os requisitos de projecto dos automóveis, e assegurando a existência de elevados padrões de qualidade para a infraestrutura. Pode ainda contribuir, através da adopção de uma Estratégia para a Utilização da Bicicleta à escala da União Europeia, para que seja alcançada a meta ambiciosa do aumento da utilização da bicicleta global na Europa em 50% até 2030.
Os benefícios socioeconómicos anuais da utilização da bicicleta na União Europeia estão avaliados em centenas de milhares de milhões de Euros. A utilização da bicicleta pode contribuir de forma determinante para o desenvolvimento futuro das regiões e cidades europeias. O potencial de crescimento desta utilização é enorme, em especial em países como Portugal, onde a quota modal das deslocações feitas em bicicleta é ainda inferior a 1%, comparativamente à actual média europeia de 8%.
Se pretendemos salvar milhares de vidas com a redução das fatalidades resultantes da sinistralidade rodoviária, reduzir significativamente as emissões de CO2 através da transferência modal para os modos de transporte com menor intensidade carbónica e energética por passageiro-quilómetro, economizar milhares de milhões de Euros aos Sistemas Nacionais de Saúde através do aumento da mobilidade activa e de melhor qualidade do ar, ou criar centenas de milhares de novos postos de trabalho para os cidadãos europeus, a mobilidade em bicicleta deverá estar no centro da atenção dos decisores políticos. Para isto, é também fundamental o compromisso das políticas nacionais e que a par destas as políticas locais acompanhem efectivamente as recomendações europeias.
No questionário são solicitadas a visão e opiniões dos candidatos acerca de alguns assuntos que fariam uma grande diferença para quem utiliza ou pode vir a utilizar a bicicleta. Como nossos representantes no Parlamento Europeu, terão de tomar decisões sobre muitos desses assuntos, sendo por conseguinte as suas opiniões muito importante para os muitos actuais e potenciais utilizadores de bicicleta que votarão no próximo dia 26 de Maio.
Juntamente com o questionário, foi disponibilizado um compromisso que convida os candidatos a apoiarem a utilização da bicicleta no mandato parlamentar que se avizinha.
Mais informações acerca desta iniciativa da European Cyclists’ Federation, incluindo o ‘Manifesto for the 2019 European Parliament Elections’ que contém quatro metas que a União Europeia deverá alcançar até 2030 e dez recomendações de políticas nesse sentido, estão disponíveis em: https://ecf.com/ecf-european-parliament-elections-campaign-0
O conteúdo do questionário e do compromisso está disponível aqui.
Nós precisamos de ti
Contribuir
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP Europa eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo