Estratégia Nacional para a Mobilidade em Bicicleta: mais uma efeméride sem pedalada
A Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável (ENMAC) 2020-2030, que entra hoje no seu quarto ano de implementação, é um dos instrumentos em que se colocou a esperança de contribuir decisivamente para a alteração do paradigma de mobilidade em Portugal. No entanto, a Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável 2020-2030 continua sem recursos e sem forma realista de cumprir as suas metas intercalares para 2025. Do Governo continuamos a assistir uma evidente falta de liderança política em relação a este dossier e pouca vontade de alocar recursos necessários para implementar a estratégia e finalmente investir seriamente na mobilidade activa.

A 2 de Agosto de 2019 o Conselho de Ministros publicou a decisão de iniciar a Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável (ENMAC) 2020-2030. Foi com alguma esperança e muitas expectativas que a MUBi recebeu a notícia de que faria parte do Conselho Consultivo da Estratégia que estabelece metas ambiciosas para o país. Há mais de uma década que a MUBi vinha a alertar para a necessidade urgente de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis em Portugal e reduzir as emissões do Sector dos Transportes. Por isso, há três anos, não podíamos deixar de partilhar e congratular o objetivo da Estratégia de que a utilização da bicicleta como modo de transporte em Portugal venha a convergir com a média do resto da Europa. Alertamos que, para que tal aconteça, a ENMAC terá que implementar medidas de forma a que haja mais de meio milhão de utilizadores quotidianos de bicicleta no final desta década.
No entanto, passados três anos, a estratégia continua a marcar passo. Sem recursos humanos e ainda sem ter o seu Plano de Acção devidamente orçamentado e calendarizado, temos agora a certeza que, sem uma rápida e radical mudança de atitude, o Governo falhará largamente as metas intermédias da Estratégia.
Numa situação de emergência climática e acrescidas razões para reduzir os consumos de combustíveis fósseis, o governo continua a não levar a sério compromissos políticos tomados há três anos.
Este ano, pela primeira vez, o Governo destinou, no Orçamento do Estado, uma verba à ENMAC, de apenas 400 mil euros para 2022. No entanto, na discussão do OE 2022, e após proposta do PAN, a Assembleia da República acabou por reforçar a verba para 1 milhão de euros – o mesmo que o Governo da República da Irlanda, com metade da população portuguesa, decidiu investir por dia nos modos activos (360 milhões de euros por ano). Convém também recordar que a actual redução do ISP (Imposto sobre produtos petrolíferos) acarreta uma perda de receita fiscal de 80 milhões de euros por mês – isto é, 9 horas de redução de ISP corresponde à verba do Orçamento do Estado para 2022 destinada à ENMAC.
Para além disso, ao contrário de outros países europeus, o Plano de Recuperação e Resiliência português destinou 0 (zero) euros aos modos activos. E o programa temático “Acção Climática e Sustentabilidade” do PT2030 deixou a mobilidade activa de fora.
Vimos, por tudo isto, alertar que sem recursos e liderança política por parte do Governo, a ENMAC 2020-2030 não passará de uma resma de papel com boas intenções. Sem alterar padrões de mobilidade em Portugal, o governo continuará a permitir que o país fique cada vez mais pobre e economicamente mais dependente do exterior.
Rui Igreja, dirigente da MUBi, acrescenta que «há dias, o Primeiro-Ministro voltou a dizer que as cidades têm de se habituar, num curto espaço de tempo, a viver sem “o corpo estranho” que é o automóvel. Mas falar não chega. É preciso que o Governo deixe de procrastinar e faça a sua parte, investindo nos modos activos ao mesmo nível que os outros países europeus e apoiando a sociedade portuguesa na mudança de paradigma de mobilidade.»
Nós precisamos de ti
[otw_shortcode_button href=”https://mubi.pt/ser-associado/” size=”medium” icon_position=”left” shape=”round”]Junta-te a nós, associa-te![/otw_shortcode_button]
Contribuir
[otw_shortcode_button href=”https://mubi.pt/fazer-donativo/” size=”medium” bgcolor=”#50B827″ icon_position=”left” shape=”round”]Fazer um donativo[/otw_shortcode_button]
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC Europa eventos fundo ambiental governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo