Parlamento quer recursos humanos e financeiros para implementação da ENMAC 2020-2030
Os esforços e propostas da MUBi tiveram, novamente, eco na Assembleia da República. Com uma expressiva maioria de votos favoráveis, o Parlamento português deliberou recomendar ao Governo que reforce a equipa de coordenação e aumente substancialmente os meios financeiros alocados à implementação da Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável (ENMAC) 2020-2030.

O Projecto de Resolução, da iniciativa do partido Livre, cita a MUBi e invoca vários dos nossos argumentos e reivindicações. O diploma foi votado em reunião plenária na passada sexta-feira (19 de Maio), sendo aprovado com os votos favoráveis do PS, PSD, PCP, BE, PAN e Livre – representando, juntos, mais de 90% dos assentos parlamentares – e a abstenção da IL e Chega.
A ENMAC, composta por 51 medidas e publicada em 2019, tem por objectivo que a utilização da bicicleta como modo de transporte em Portugal convirja com a média do resto da Europa. Até 2030, 10% das deslocações nas cidades portuguesas deverão ser feitas em bicicleta. Contudo, prestes a entrar já no 5º ano de implementação, a Estratégia continua sem liderança política e ainda sem ter as suas medidas calendarizadas e orçamentadas, como a MUBi tem alertado. E é hoje certo que falhará largamente as metas intercalares para 2025!
O Governo português é o que menos tem investido na mobilidade em bicicleta em toda a Europa, com apenas 30 cêntimos per capita por ano. 10 vezes menos que países como a Bulgária e a Roménia, e 120 vezes menos que a Irlanda. Recentemente, o Governo francês anunciou um investimento de dois mil milhões de euros, ao longo dos próximos quatro anos, para impulsionar o uso da bicicleta no país.
Esta é já a terceira vez, nos últimos três anos, que o Parlamento português insta o Governo a alocar mais recursos à ENMAC 2020-2030 e acelerar a sua implementação. Resultado do nosso trabalho de propostas documentadas e a reunir com os partidos com assento parlamentar, houve uma resolução da Assembleia da República em Julho de 2020, e o Parlamento voltou a exortar o Governo a destinar meios para acelerar a execução da ENMAC em Fevereiro de 2021. Vários grupos parlamentares enviaram, ainda, perguntas escritas ao Governo sobre o andamento e ritmo de concretização da Estratégia Nacional.
No diploma agora aprovado, a Assembleia da República recomenda também ao Governo que mobilize esforços conjuntamente com as Áreas Metropolitanas, as Comunidades Intermunicipais e os municípios na implementação de medidas necessárias ao aumento da utilização da bicicleta como modo de transporte. Os deputados querem, ainda, que Portugal assine a European Cycling Declaration (já subscrita por outros 15 países europeus), e que diligencie junto das instâncias europeias para a adopção de uma Estratégia Europeia para a Utilização da Bicicleta.
A Assembleia da República resolve recomendar ao Governo que:
Projeto de Resolução 605/XV/1
1. Portugal assine a European Cycling Declaration, juntando-se a outros países da União Europeia que já o fizeram;
2. Envide esforços no Conselho Europeu para a adoção de uma estratégia europeia ciclável;
3. Reforce a equipa alocada à Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 e, quando for criada, à Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa;
4. Reforce de forma substancial o orçamento alocado à Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 e, quando for criada, à Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa;
5. Mobilize esforços conjuntamente com as Áreas Metropolitanas, as Comunidades Intermunicipais e os municípios na implementação das medidas necessárias ao aumento da utilização da bicicleta em Portugal nas deslocações intra e intermunicipais.
Nós precisamos de ti
Contribuir
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP Europa eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo