A causa da MUBi é algo comum a todos os sectores da sociedade, e não só aos ciclistas.


Peões

Boas políticas a nível da protecção dos direitos dos ciclistas e a nível das condições das infraestruturas rodoviárias e afins à disposição dos ciclistas mantêm-nos fora dos passeios e demais vias pedonais, salvaguardando o espaço e a segurança das pessoas que se deslocam a pé. As medidas que beneficiam os ciclistas reflectem-se também na qualidade da experiência de andar a pé (acalmia de tráfego, permeabilidade urbana, etc).

Automobilistas

A bicicleta oferece a flexibilidade de um veículo particular conjugada com uma pegada ambiental e social muito reduzida. Se o seu uso for facilitado e tornado mais competitivo relativamente ao automóvel, mais pessoas que actualmente recorrem a este para todas as suas deslocações optarão por fazer algumas delas em bicicleta. Isto alivia a pressão sobre as vias rodoviárias e sobre o espaço de circulação e estacionamento disponível, melhorando a fluidez do trânsito e o processo de estacionamento – particularmente importante para as empresas de logística e entregas, e para todos os profissionais hipermóveis, não só para os comutadores.

Utilizadores de transportes públicos

A bicicleta expande o alcance da rede de transportes públicos. Ao atender às necessidades de quem se desloca de bicicleta, os operadores de TP expandem a sua base de utentes, tornando mais sustentáveis as suas linhas, e rentabilizando as suas horas de vazio. O aumento da viabilidade económica destas empresas torna mais fácil prestar um bom serviço a todos os utentes.

Comerciantes

Uma rua com menos automóveis e mais bicicletas é uma rua onde as montras desfrutam de maior exposição e visibilidade, onde é mais fácil parar e comprar, onde as pessoas se sentem, e estão, mais seguras e mais confortáveis para se deixarem estar por lá mais tempo.

Sociedade

Uma população onde há mais deslocações feitas de bicicleta e menos feitas de carro é uma população menos sedentária e, logo, mais saudável. A diminuição da poluição atmosférica, do ruído, e dos acidentes graves é também um ganho para a saúde pública, aliviando a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde, e evitando as perdas económicas derivadas das mortes e das baixas médicas. Uma cidade cuja mobilidade se baseia primariamente na bicicleta, transportes públicos e andar a pé consegue usar mais eficazmente o solo, tornando a mobilidade mais rápida e eficiente, e é mais próspera, pois tem mais pessoas na rua com mais dinheiro disponível para consumir.

Há várias formas de mostrar o seu apoio a esta causa colaborando com a MUBi:

Se é um ciclista, pode fazer-se sócio. Se é uma empresa, um estabelecimento comercial, uma organização, etc, em breve poderá tornar-se um parceiro permanente através de um projecto actualmente em desenvolvimento e que será divulgado a curto prazo. E, quer seja uma empresa ou um particular, pode mostrar o seu apoio colaborando em acções pontuais, através de doações, voluntariado, patrocínios, etc.

Our cause is common to every sectors of the society, not only to cyclists.


Pedestrians

The adoption of politics in benefit of cyclists and of the conditions for their circulation promotes the best practices, already tested in other countries, such as the circulation off of the pavement and other pedestrian lanes, thus protecting the space and safety of pedestrians. The measures that benefit cyclists reflect also in the quality of the pedestrian mobility (e.g., calming of traffic, urban permeability, etc).

Drivers

The bicycle offers at the same time the flexibility of a particular vehicle and a small environmental footprint. By making its use easier and more competitive in relation to the car, more drivers can choose the bicycle instead of the car for some of their travels. This choice relieves pressure from traffic and parking lanes, therefore improving the traffic flow.

Users of public transports

The bicycle expands the reach of the public transport network. By taking into account the needs of those who use bicycles, public transport companies wide their user base, making their lines more profitable, and take advantage of the off-peak hours. The increase of the economical viability of these companies makes it easier to provide a good service for all users.

Sellers

A street with less cars and more bicycles is the one where the show windows get more visibility, where it’s easier to stop and shop, where people feel, and are, safe and comfortable. This is a street that belongs to the people.

Society

A population that makes more journeys on bicycle and less on car is less sedentary. The reduction of atmospheric pollution and of noise is also a gain for public health. A city whose mobility is primarily based in public transport and active modes (e.g.: bicycle, walking) uses public space more efficiently, making mobility faster, and is wealthier because of the money saved with the car.

There are several ways to support this cause by collaborating with MUBi.

If you are a cyclist you can become a member. If you are an organization, you can become a one-time or permanent partner. In both cases, you can show your support in the various projects, through volunteership, donations, sponsorships, etc.

 

Comments are closed.