Orçamento Participativo de Lisboa

No âmbito do Orçamento Participativo de 2009/2010, a CML aprovou uma proposta de alargamento de corredores BUS para nelas permitir a circulação de bicicletas – consultar proposta aqui. Os detalhes oficiais e definitivos desta proposta são desconhecidos: qual a largura das vias de trânsito após este tratamento (foi dito que seria 4.5 m), que corredores BUS seriam incluídos (foi indicado que o projecto-piloto seria na Av. da Liberdade), como seria o estatuto legal destas vias (obrigatórias ou reservadas?), etc.

O trabalho da MUBi

Assumindo que se trata de oferecer a opção aos ciclistas de circular por um corredor reservado – particularmente útil nos troços mais congestionados às horas de ponta, esta seria uma proposta útil para os utilizadores de bicicleta da cidade, até porque muitos já usam os corredores BUS neste contexto. Como tal, a MUBi tem procurado obter mais pormenores sobre a implementação deste projecto, tendo reunido em 17 de Fevereiro de 2010 com o vereador responsável pelo mesmo na CML (ver relatório da reunião aqui), onde este avançou que o projecto-piloto deveria estar implementado no Verão desse ano.

A informação, oficiosa, mais actualizada de que dispomos indica que o projecto da CML se encontra atrasado porque terá ficado retido em estudo pelo Pelouro da Mobilidade, aparentemente por dificuldades legais e negociação com a Carris – Transportes Públicos de Lisboa.

A MUBi continuará a acompanhar este processo, e tentará influenciar a implementação de acordo com as melhores práticas a nível internacional e procurando satisfazer as reais necessidades dos ciclistas urbanos de Lisboa.

Acompanhe as actualizações na secção de notícias.

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Orçamento Participativo de Lisboa

No âmbito do Orçamento Participativo de 2009/2010, a CML aprovou uma proposta de alargamento de corredores BUS para nelas permitir a circulação de bicicletas – consultar proposta aqui. Os detalhes oficiais e definitivos desta proposta são desconhecidos: qual a largura das vias de trânsito após este tratamento (foi dito que seria 4.5 m), que corredores BUS seriam incluídos (foi indicado que o projecto-piloto seria na Av. da Liberdade), como seria o estatuto legal destas vias (obrigatórias ou reservadas?), etc.

O trabalho da MUBi

Assumindo que se trata de oferecer a opção aos ciclistas de circular por um corredor reservado – particularmente útil nos troços mais congestionados às horas de ponta, esta seria uma proposta útil para os utilizadores de bicicleta da cidade, até porque muitos já usam os corredores BUS neste contexto. Como tal, a MUBi tem procurado obter mais pormenores sobre a implementação deste projecto, tendo reunido em 17 de Fevereiro de 2010 com o vereador responsável pelo mesmo na CML (ver relatório da reunião aqui), onde este avançou que o projecto-piloto deveria estar implementado no Verão desse ano.

A informação, oficiosa, mais actualizada de que dispomos indica que o projecto da CML se encontra atrasado porque terá ficado retido em estudo pelo Pelouro da Mobilidade, aparentemente por dificuldades legais e negociação com a Carris – Transportes Públicos de Lisboa.

A MUBi continuará a acompanhar este processo, e tentará influenciar a implementação de acordo com as melhores práticas a nível internacional e procurando satisfazer as reais necessidades dos ciclistas urbanos de Lisboa.

 

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