Promoção e educação para o uso da bicicleta

Há uma lacuna grave a nível nacional e local de sistemas e campanhas de educação e de promoção para o uso da bicicleta, e de educação e sensibilização de grupos específicos cujo comportamento afecta directamente os ciclistas: automobilistas em geral, condutores profissionais (entregas, transportes públicos), forças policiais, técnicos e responsáveis políticos autárquicos, e população em geral.

Não há oferta estatal nem privada significativa de formação em condução para ciclistas, nas escolas de condução automóvel as especificidades e necessidades dos ciclistas não são trabalhadas, as forças policiais não estão informadas da legislação aplicável e dos direitos e deveres dos ciclistas e dos outros utilizadores da via pública para com estes. As autarquias não estão sensibilizadas para as necessidades dos ciclistas nem formadas para as servir eficazmente.

É importante colmatar estas lacunas, e aumentar o número de utilizadores de bicicleta (através de uma mudança modal do automóvel para a bicicleta) ajudará a validar investimentos e iniciativas ao alargar a população servida / afectada.

O trabalho da MUBi

A MUBi tem em desenvolvimento um projecto cujo objectivo é promover o uso da bicicleta como veículo utilitário junto da comunidade, via mudança de atitudes e comportamentos, em especial interagindo com universidades, Juntas de Freguesia / bairros residenciais e Escolas Secundárias. Envolverá seminários de sensibilização para o uso da bicicleta como veículo utilitário, educação e segurança rodoviárias e promoção da bicicleta como alternativa de mobilidade amiga do ambiente, cicloficinas, programas de mentorado, incentivo à adesão a uma rede de entidades “amigas da bicicleta”, dinamização de actividades lúdicas e culturais em torno da bicicleta, entre outras actividades.

 

Comments are closed.