Promoção e educação para o uso da bicicleta

Há uma lacuna grave a nível nacional e local de sistemas e campanhas de educação e de promoção para o uso da bicicleta, e de educação e sensibilização de grupos específicos cujo comportamento afecta directamente os ciclistas: automobilistas em geral, condutores profissionais (entregas, transportes públicos), forças policiais, técnicos e responsáveis políticos autárquicos, e população em geral.

Não há oferta estatal nem privada significativa de formação em condução para ciclistas, nas escolas de condução automóvel as especificidades e necessidades dos ciclistas não são trabalhadas, as forças policiais não estão informadas da legislação aplicável e dos direitos e deveres dos ciclistas e dos outros utilizadores da via pública para com estes. As autarquias não estão sensibilizadas para as necessidades dos ciclistas nem formadas para as servir eficazmente.

É importante colmatar estas lacunas, e aumentar o número de utilizadores de bicicleta (através de uma mudança modal do automóvel para a bicicleta) ajudará a validar investimentos e iniciativas ao alargar a população servida / afectada.

O trabalho da MUBi

A MUBi tem em desenvolvimento um projecto cujo objectivo é promover o uso da bicicleta como veículo utilitário junto da comunidade, via mudança de atitudes e comportamentos, em especial interagindo com universidades, Juntas de Freguesia / bairros residenciais e Escolas Secundárias. Envolverá seminários de sensibilização para o uso da bicicleta como veículo utilitário, educação e segurança rodoviárias e promoção da bicicleta como alternativa de mobilidade amiga do ambiente, cicloficinas, programas de mentorado, incentivo à adesão a uma rede de entidades “amigas da bicicleta”, dinamização de actividades lúdicas e culturais em torno da bicicleta, entre outras actividades.

Promotion and education for the use of bicycle

There is a serious gap at national and local levels regarding programs for education and promotion for the use of bicycles. These programs should be focused on specific groups whose behaviours directly affect cyclists, such as professional drivers (deliveries, public transport), drivers in general and local authorities.

Public and private schools for driving education of cyclists lack. Driving schools do not take into account the special needs of cyclists. Even police and local authorities are unaware of the legislation that is applicable to cyclists, thus they are not qualified to serve them effectively.

It is important to fill these gaps for the number of cyclists to increase, which could be achieved through a modal shift from car to bicycle. This increase would also help to justify the investments done and to be done in benefit of bicycles.

The work of MUBi

The main goal of MUBi is to promote the use of bicycle a vehicle. This promotion involves the encouragement of changes in behaviours of the population, and should be done essentially at a local level with the community (Universities, Secondary Schools, City Councils). Among other activities, it should include seminaries to increase awareness for vehicular cycling and for the use of bicycle as an eco-friendly alternative, organization and promotion of community bike shops, mentorship programs, and promotion of leisure and cultural activities around bicycles.

 

 

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