Visão
A MUBi tem como visão um Portugal com qualidade de vida, onde uma convivência harmoniosa entre a bicicleta e as várias opções de mobilidade contribua para um espaço público universalmente acessível, agradável e seguro, numa sociedade solidária, consequente, responsável e sustentável.
Nesta visão, que concebe a integração em sistemas intermodais das várias formas de transporte, a existência de condições de segurança e a defesa de quem adopta meios suaves de deslocação, a opção individual pela utilização da bicicleta como meio de transporte surge, de forma natural, socialmente aceite, legalmente protegida e culturalmente integrada na sociedade portuguesa.
Missão
A MUBi assume como sua missão ajudar a criar condições para que qualquer pessoa possa utilizar a bicicleta como veículo de forma fácil, agradável, eficiente, e segura, e que os benefícios desta opção sejam amplamente reconhecidos.
Objectivos
São objectivos da MUBi:
- Divulgar, defender e alargar os direitos legais dos utilizadores de bicicleta, ajudando a criar condições legais justas e dignas de circulação no espaço público.
- Promover a adopção de regras que integrem e protejam os utilizadores de modos suaves de deslocação, em particular os utilizadores de velocípedes, como forma de equilibrar os conflitos rodoviários entre veículos motorizados e a condição mais frágil dos utilizadores de modos suaves.
- Defender a criação, remodelação e fortalecimento de condições estruturais favoráveis à utilização de velocípedes como veículos, particularmente:
- Para uma circulação prática e segura.
- Para estacionamento e armazenamento.
- Para aprendizagem e aperfeiçoamento da condução.
- Defender o estatuto e a dignidade da bicicleta em função da sua sustentabilidade e eficiência energética, dos reduzidos impactos ambientais e como promotora da qualidade de vida nos centros urbanos.
- Defender o reconhecimento da bicicleta como parte do trânsito, pelos outros utilizadores das vias públicas e pelos agentes da autoridade.
- Informar a sociedade civil das vantagens da utilização da bicicleta face às restantes opções de mobilidade, em particular como veículo de transporte em pequenas e médias distâncias urbanas, mas também em deslocações suburbanas, interurbanas e de longa distância.
- Ajudar a criar condições eficazes de intermodalidade entre a bicicleta e os restantes modos de transporte, em particular os transportes públicos.
- Actuar como interlocutor activo em contactos com os meios de comunicação social, políticos, técnicos e sociedade civil, nos temas relacionados com as acessibilidades e a mobilidade em geral, e em particular nas questões relacionadas com a bicicleta.
- Actuar construtivamente na criação, análise e discussão de documentos estratégicos relacionados com as acessibilidades e a mobilidade, incluindo regulamentos, leis, estratégias e planos, defendendo a integração da bicicleta como veículo nos sistemas de transporte e circulação.
- Actuar construtivamente na discussão e elaboração de projectos e tomadas de decisão de organismos que tenham como objectivo a gestão dos sistemas de transporte e circulação em espaços públicos, como o Governo Central, a Assembleia da República, as Autoridades Metropolitanas de Transportes, as Câmaras Municipais, e outros.
- Promover e incentivar a coordenação e a colaboração entre todas as entidades com objectivos compatíveis e conjugáveis com os da MUBi.
Nós precisamos de ti
Contribuir
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões ANSR assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP Europa eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo