Comemoração do 10.º Aniversário MUBi – Evento na Casa da Bicicultura

No dia 13 de Dezembro de 2019, a MUBi assinalou a comemoração do seu 10.º aniversário com um evento aberto aos seus associados, no espaço da Casa da Bicicultura.
Agradecemos à Casa da Bicicultura a forma sempre generosa com que nos tem recebido, desde a sua fundação.
Num fim de dia de sexta-feira, em época de festividades, estiveram presentes associados, simpatizantes, crianças e até cães, adeptos da mobilidade activa. Como combinado, levaram iguarias para o lanche partilhado.
Cerca das 19h30, o Mário Alves, um dos associados fundadores e membro da actual Direcção, fez um resumo e rescaldo desta década de vida, ativismo, intervenção, vitórias, desilusões, e resiliência da MUBi.
Recordou-se a história da Associação, desde os primeiros anos, os processos iniciais da formação e formalização, aos eventos e participações, aos pareceres, aos projetos, às muitas ideias partilhadas e debatidas que surgiram pelo caminho pedalado e até aos resultados.
Seguiu-se uma tertúlia onde se partilharam ideias e perspectivas sobre as experiência e preocupações dos utilizadores quotidianos no uso da bicicleta, trocas de ideias sobre o uso das vias de BUS restrito a velocípedes mas permitido a motociclos, a convivência entre os diferentes meios de transporte (automóvel particular, veículos de transporte de passageiros e/ou mercadorias) e os utilizadores da bicicleta, a distância mínima de segurança para ultrapassagem de velocípedes, a parca fiscalização dos comportamentos de risco. Debateu-se a necessidade de acalmia do tráfego motorizado no meio urbano, à semelhança do que tem vindo a ser adoptado em numerosas cidades europeias e a partilhada preocupação com a lentidão com que o poder político tem respondido aos apelos da sociedade para uma mudança efectiva no paradigma da mobilidade. Foi uma discussão entusiasmada e deveras interessante.
Durante o decorrer do evento, rodou um passatempo em modo de Quizz para testar o conhecimento dos presentes sobre a MUBi e a bicicleta, e servir de quebra-gelo para as conversas/debates mais acérrimos.
Quizz: 1. Q: Oficialmente, em que ano “nasceu” a bicicleta? A: 1817. «The first verifiable claim for a practically used bicycle belongs to German Baron Karl von Drais, a civil servant to the Grand Duke of Baden in Germany. Drais invented his Laufmaschine (German for “running machine”) in 1817.» 2. Q: Porque se chamavam as bicicletas Penny-Farthing? A: Por causa das moedas inglesas. «The name came from the British penny and farthing coins, the former being much larger than the latter, so that the side view resembles a larger penny leading a smaller farthing.» 3. Q: Quando foi a primeira Volta a Portugal em Bicicleta? A: 1927. «A Volta é criada em 1927, tem o seu Regulamento publicado no jornal Os Sports de 4 de Fevereiro de 1927 e o primeiro itinerário realiza um desenho paralelo à linha da fronteira do continente português.» 4. Q: Qual o veículo mais eficiente em termos energéticos? A: Velomobile 5. Q: Em 2016, Portugal era o maior exportador de bicicletas da Europa.Em 2018 Portugal ficou em que lugar desse ranking? A: 3.º 6. Q: Nomear três sistemas de bicicletas partilhadas. A: Lisboa = Gira Ovar = BIAs Aveiro = Bugas Universidades = UBike Cascais = Mobi Bicas Vila do Conde = biConde Viseu = MUV Oliveira de Azeméis = BiclAZ 7. Q: Quem lançou no mercado, em 1987, o primeiro sistema de travões hidráulicos para bicicletas? A: Magura 8. Q: Em que cidade e em que ano surgiu o primeiro movimento espontâneo de coincidência não organizada conhecido como Massa Crítica? A: San Francisco, 1992 “The event originated in 1992 in San Francisco (typically held on the last Friday of every month);” 9. Q: Quantas e quais as secções locais da MUBi? A: 4 secções: Aveiro, Lisboa, Porto e Setúbal. 10. Q: Qual o concelho português que mais usa a bicicleta? A: Murtosa, Aveiro 11. Q: Quantos Bicycle Mayors há em Portugal? E em que cidades? A: 2: Lisboa (Ana Pereira) e Braga (Mário Meireles). 12. Q: Quando rolaram as primeiras Giras em Lisboa? A: Setembro de 2017. Foi lançado o piloto na Semana da Mobilidade de 2017. |
Os associados vencedores levaram para casa mais de uma dezena de t-shirts da MUBi alusivas à distância mínima de segurança na ultrapassagem de velocípedes, 1,5 metros, incluída na alteração de 2013 ao Código da Estrada. O grande prémio: duas camisolas hoodies “MUBi – A Cidade Agradece”.
Que os próximos 10 anos de actividade da MUBi acompanhem uma transformação das cidades e localidades portuguesas, onde a convivência harmoniosa entre a bicicleta e as várias opções de mobilidade contribua para espaços públicos universalmente acessíveis, agradáveis e seguros, e a opção individual pela utilização da bicicleta como meio de transporte aconteça de forma natural, socialmente aceite, legalmente protegida e culturalmente integrada na sociedade portuguesa. Boas pedaladas!
Nós precisamos de ti
Contribuir
Etiquetas
Acalmia de tráfego actas de reuniões assembleia da república Assembleia Geral Aveiro bicicleta bicicultura Bike Buddy ciclovias Clima cml comunicados COVID-19 código da estrada Direção ECF eleições encontros ENMAC ENMAP espaço público eventos governo incentivos intermodalidade investimento Lisboa mobilidade mobilidade activa modos activos modos suaves MUBi notícias notícias MUBi Orçamento do Estado política Porto projectos projectos em monitorização projectos europeus relatórios segurança rodoviária transportes públicos Velo-city VOCAArquivo