Nos dias 9 e 14 de Março, no Porto e em Lisboa, a MUBi promove uma conversa sobre a distribuição em bicicleta, os problemas e soluções em entregas nas nossas cidades.

A distribuição de bens dentro das cidades portuguesas ainda é sobretudo feita por veículos motorizados, frequentemente de grandes dimensões, com muitas embalagens de pequenas dimensões. Estes veículos são frequentemente sobredimensionados para as ruas onde circulam, e estacionam, contribuindo para a obstrução e congestionamento das mesmas.

A bicicleta tem um enorme potencial para ajudar a resolver esse problema pela sua dimensão e versatilidade. De bicicleta, é possível realizar mais entregas por hora, embora num raio de acção, obviamente, mais reduzido do que uma carrinha ou furgão.

Em várias cidades por esse mundo fora (Paris é um bom exemplo), a logística em bicicleta está mais desenvolvida do que no Porto ou em Lisboa. A MUBi vai, pois, promover uma conversa aberta para acender um tema que está insuficientemente discutido no nosso país.

Quando apareceu a distribuição em bicicleta? Como tem crescido? Quais os passos que faltam dar nas cidades portuguesas para que a logística em bicicleta possa, de facto, concretizar o seu potencial e, assim, dar o seu contributo para ruas mais livres e seguras?

Procuraremos começar a responder a estas e outras perguntas, ouvindo os nossos convidados e o público.

No Porto, será no dia 9 de Março, às 16h30, na livraria Gato Vadio, e em Lisboa, no dia 14 de Março, às 18h30, na livraria Ler Devagar, na Lx Factory.


PORTO
📅 9 Março | 16h30
📍 Livraria Gato Vadio

Moderação: Vera Diogo – MUBi


LISBOA
📅 14 Março | 18h30
📍 Livraria Ler Devagar, Lx Factory

Moderação: Ricardo Ferreira – MUBi


Antes da conversa terá lugar a apresentação de um vídeo realizado no Porto, patrocinado pela Clean Mobility Collective, no âmbito de uma campanha focada na transição para a mobilidade com emissões zero até 2030.

Comments are closed.